Domingo 18 de Abril de 4483

São Tomé e Príncipe é o anfitrião da Conferência de Ministros da Juventude e do Desporto da CPLP

São Tomé e Príncipe recebe, pela primeira vez, os membros do Governo dos países de língua oficial portuguesa para debater a cooperação nas áreas da Juventude e do Desporto.

A Conferência de Ministros da Juventude e do Desporto efectua-se na próxima sexta-feira (dia 20) tendo como palco o Hotel Pestana, a partir das nove horas da manhã, com intervenções da SecretáriaCPLP Executiva da CPLP, Maria do Carmo Silveira, do Presidente da XI Conferência, o Ministro da Educação de Portugal, Tiago Brandão Rodrigues, e do Ministro da Juventude e Desporto de São Tomé e Príncipe, Marcelino Sanches.

Esta Conferência é precedida pela reunião de Directores Gerais de Juventude e Desporto dos países da CPLP, bem como das reuniões da Comissão de Juventude e da Comissão de Desporto.

A cooperação na área da juventude e do desporto tem sido estruturante e um dos pilares de ligação da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, anterior à criação formal da CPLP, em 1996. Através da sua acção, a Conferência afirma-se como um espaço de troca de ideias, experiências e conhecimentos.

Na sua intervenção, a Conferência tem como actividades-âncora: os Jogos Desportivos da CPLP e a Bienal de Jovens Criadores da CPLP, a realizar a cada ano interpoladamente.

Além destas actividades, são instituídos Planos de Acção sectoriais para dois anos, que procuram ir ao encontro das prioridades identificadas para o período em questão.

Será também trabalhada a proposta de actividades tendentes à aproximação dos espaços da CPLP e do Organismo Internacional de Juventude Ibero-América  (OIJ).

A Conferência identifica como áreas prioritárias de actuação no âmbito do Desporto, a ética e dopagem, a medicina desportiva, a gestão de infra-estruturas desportivas, a formação e qualificação de agentes desportivos e a participação e desenvolvimento de talentos.

Na área da Juventude, os eixos estratégicos são: informação, aconselhamento e participação, formação, emprego, empreendedorismo e inovação, mobilidade e voluntariado, identidade cultural e conhecimento mútuo.

O testemunho da futura presidência, para o biénio 2018-2020, será passado a Marcelino Sanches, Ministro da Juventude e do Desporto de São Tomé e Príncipe.

Recorde-se que, de seguida, se realiza mais uma edição dos Jogos da CPLP, onde Portugal estará representado por uma comitiva alargada, ainda que com menos modalidades, considerando que São Tomé e Príncipe tem carências várias para poder desenvolver o programa tradicional de competições.

© 4483 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.