Sexta-feira 19 de Abril de 2363

Selecção Portugal mantém alta velocidade e venceu a Escócia

DR / FPFPortugal venceu este domingo a Escócia (3-1), em jogo de preparação realizado no Hampden Park, em Glasgow.

Hélder Costa, um dos estreantes da noite (os outros foram Pedro Mendes e Cláudio Ramos), coroou da melhor forma o primeiro jogo pela Selecção Nacional AA, apontado o primeiro golo da tarde, aos 44 minutos.

Éder, na segunda parte, também pontuou de boa forma o regresso à equipa, marcando o 2-0 aos 74 minutos. Dez minutos depois foi vez de Bruma assinar o livro de honra de Hampden Park, chegando aos 3-0, resultado que foi reduzido para 1-3 com um golo marcado por Naismith (90+3’).

DR / FPF

DR / FPF

Uma nova equipa, com jogadores que se estrearam com as cores da equipa nacional numa junção quase perfeita com os mais “residentes”, que redundou num novo estilo de jogar, com a bola corrida, rodando de jogador a jogar e ao primeiro toque, o que originou maus um triunfo para Portugal, quase apurado para a fase seguinte da Liga das Nações.

Fernando Santos assinalou que “deixámo-nos ir um pouco no jogo da Escócia, com futebol aéreo, muita corrida e pressão, pelo que nos primeiros 25 minutos não conseguimos contrariar isto. Depois recuperámos a bola e equilibrámos as coisas, passando para uma exibição segura, consistente, que resultou num bom jogo”.

O técnico nacional salientou ainda que “na segunda parte, com 1-0, a equipa libertou-se mais, teve outra fluência, os golos foram acontecendo com naturalidade e a Escócia deixou de conseguir criar aquele perigo que tinha criado”. Concluindo que “foi um bom jogo dentro do que era expectável. Os jogadores mostraram serenidade e disponibilidade e isso era o mais importante. A equipa esteve num plano agradável.”

Enquanto isso, a selecção de sub17 venceu a Bielorrússia por um expressivo 3-0, para confirmar a passagem à Ronda de Elite, em jogo que teve lugar no Estádio de Aveiro.

A vitória sobre a Bielorrússia foi construída com golos de Pedro Brazão (4′), Famana Quizera (32′) e Bruno Tavares (82′).

Os dois triunfos da Selecção Nacional nos dois primeiros jogos (na última quinta-feira por 10-0 sobre o Cazaquistão) dão à equipa anfitriã a liderança deste grupo 11 do 1.º Torneio de Apuramento. Na outra partida do dia o Cazaquistão bateu o País de Gales por 1-0.

DR / FPF

DR / FPF

Será justamente o País de Gales o último adversário da equipa de Emílio Peixe, na próxima terça-feira, sendo que um empate garante, desde logo, o primeiro lugar. Os dois primeiros classificados de cada grupo, bem como os quatro melhores terceiros de entre os 13 grupos, asseguram presença na próxima fase, onde se juntam a Inglaterra e Alemanha (isentas do 1.º Torneio).

Emílio Peixe comentou a partida, referindo que “Foi mais um jogo bem conseguido, sólido. Assumimos as despesas do jogo e imprimimos os ritmos que nos interessavam. O adversário abdicou muitas vezes de ter bola, focando-se apenas no processo defensivo, o que nos obrigou a expor-nos em demasia em alguns momentos e a tentar ocupar outros espaços. Felizmente conseguimos fazê-lo com sucesso”.

© 2363 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.