Lisbon Sport Film Festival esta sexta-feira e sábado no Cineteatro Turim
A reportagem realizada pela SportTV (neste ano) intitulada “A fórmula do sonho”, fez as honras de abrir mais uma edição (7ª) do Lisbon Sport Film Festival, evento que se revê na apresentação de pequenos filmes cujo tema central é o Desporto.
Promovido pela UESPT Portugal (filiada na União Europeia de Desporto para Todos), o certame tem o apoio da Fundação do Desporto e da Junta de Freguesia de Benfica e decorre no Cineteatro Turim, tendo também a cooperação da Federação Internacional do Cinema e do Filme Desportivo, integrando este Festival no programa global anual.
Com uma casa bem-apresentada, a sessão desta quarta-feira iniciou-se com a apresentação da história de vida de um jovem de apenas 15 anos de idade e que desde cedo se interessou pelo automobilismo, considerando que o pai (Tiago Monteiro) foi o último piloto português a competir na Fórmula 1.
Com as veias a “grande velocidade” desde pequenino, dado o acompanhamento que a família fazia ao pai, Noah Monteiro depressa se embrenhou na velocidade “diabólica” que o levou a, nos últimos tempos, a entrar na Fórmula 4 e rodar na ordem dos 200 km por hora na pista.
O documentário dá a conhecer a vida deste jovem que mantem uma grande firmeza – de caráter e saber o que quer fazer – com programas-horários diários que o “impedem” de passar férias e ter fins-de-semana como se pediria para uma criança dita mundana.
Ao longo do filme, foram sendo conhecidas várias fases do trabalho que tem vindo a ser feito, em todas as latitudes – desde o treino físico ao psicológico, com uma determinação como que imprópria para “cardíacos”, passando pela determinação para o foco específico que é obter as melhores classificações em todas as provas em que participe.
Tem condições (e treina e conduz bastantes vezes) para poder almejar ao patamar por onde o pai granjeou a fama de ser piloto dos grandes ases mundiais do volante, restando aguardar pela evolução que é sempre aprimorada todos os dias.
No segundo documentário, intitulado “Who I’am Ambra”, que conta a história de uma atleta italiana chamada Ambra Sabatini, jovem que se iniciou no atletismo, obteve prémios e títulos de âmbito nacional e internacional e que, de um momento para o outro, num acidente rodoviário, quando conduzia uma moto, acabou por perder parte da perna esquerda, que podia levar a uma vida meramente sedentária.
Depois de “arrumar” as ideias, iniciou os trabalhos com vista a voltar a correr, com a prótese que foi colocada na parte da perna que ficou com condições de movimentação, depois de ter sido definido um processo de fisioterapia que levou o seu tempo, mas cujos resultados foram brilhantes.
O primeiro foi a conquista do título mundial (deficientes motores) com recorde mundial nos 100 metros, a que se seguiu o título paralímpico em Tóquio (2021, porque em 2020 não se realizaram devido à pandemia da Covid), também com recorde mundial na mesma distância.
Com resistência e resiliência acima da média – mas normal para quem tinha um fator mental sempre positivo – Ambra Sabatini continuou na senda dos triunfos e recordes até aos Jogos Paralímpicos de Paris (2024).
Se na primeira a situação se pode considerar como uma carreira normal – mas que dá muito trabalho – na segunda ressalva-se a força de vontade da atleta italiana, que fica como mais um exemplo de que tudo é possível, quando se trabalha com foco e objetivos, que no ponto de vista desportivo e também académico, que concluiu com nota positiva.
Como era própria referiu – e que tatuou nas costas – Ambra Sabatini intitulou-se uma mulher “Perfeitamente Imperfeita – mas campeã para gáudio dos pais e namorado e das forças policiais que representava.
Com entrada gratuita, que implica a reserva antecipada de bilhetes para o email: agendaturim@jf-benfica.pt referindo o dia (16,17 de maio), sessão e nº bilhetes.
O programa do Festival pode ser visto na página do evento: https://www.lisbonsportfilmfestival.com/edicao-2025
Para esta sexta-feira, a partir das 15 horas, o programa é o que se apresenta:
SESSÃO 2 – 15 Horas
TODAS AS ONDAS
Realização: Felix Cognard
Categoria: Desporto e Sociedade
Tipo: Ficação
Duração: 13 minutos
País: Portugal
Ano: 2022
Sinopse: Mais uma vez, BERNARDO (18) vai fazer surf e chega atrasado ao seu turno no restaurante da família. O seu pai, MIGUEL (50), repreende-o por desrespeitar o legado da mãe. Com o fim do verão, BERNARDO terá de ajudar o pai, pois este não consegue manter a empregada temporária do restaurante, VAL (20). Entre a sua dor e o amor ao surf, BERNARDO deverá tomar uma decisão difícil.
A RIFA DO PORCO JULINHO
Realização: Gabriel Darwich
Categoria: CineFoot Portugal
Tipo: Documentário
Duração: 14 min
País: Brasil
Ano: 2024
Sinopse: Baseado numa história (não tão) verídica, um clube de futebol tradicional luta para se adaptar a tempos difíceis e tenta angariar fundos de uma forma inusitada: a rifa de um porco. No entanto, o que parecia ser apenas uma história insólita torna-se uma questão de direito quando surgem alegações de que o porco foi roubado. À medida que o caso ganha notoriedade, Jules torna-se uma celebridade enquanto espera que o seu destino seja decidido.
MENTAL – A ESCOLA QUENIANA
Realização: Pedro Damasio
Categoria: Mostra Desporto e Sociedade
Tipo: Documentário
Tempo: 36 min
País: Brasil
Sinopse: “Mental – A Escola Queniana” é um documentário sobre paixão e dedicação pelo desporto. A jornada de quatro corredores brasileiros treinando na Terra dos Campeões, a cidade de Iten, no Quênia. Mais do que retratar uma experiência, o filme investiga os contextos sociais e culturais que ajudaram a transformar esse pequeno vilarejo rural na meca de um dos desportos mais duros e competitivos do planeta. Um lugar que deixa marcas profundas naqueles que chegam para correr em suas estradas de terra vermelha, lições de vida que vão muito além da corrida.
Sessão 3 – 21h30
É TEMPO DE BOTAFOGO – A GLÓRIA ETERNA
Realização: Adriano Esteves
Categoria: CineFoot Portugal
Tipo: Documentário
Duração: 13 min
País: Brasil
Ano: 2024
Sinopse: Com milhares de torcedores no estádio da Final, em Buenos Aires, e no Nilton Santos, no Rio de Janeiro, o Botafogo superou todas as adversidades para derrotar o Atlético-MG por 3-1 e conquistar a Glória Eterna pela primeira vez em sua história.
BOLA PRO ALTO!
Realização: Cecília Lang
Categoria: CineFoot Portugal
Tipo: Documentário
Duração: 70 min
País: Brasil
Ano: 2023
Sinopse: Bola Pro Alto! é um documentário sobre a altinha, jogo livre, colaborativo e praiano nascido no Rio de Janeiro. O filme mergulha no Coqueirão como é chamado o trecho da praia de Ipanema conhecido por muitos anos como o epicentro do jogo na orla carioca para revelar os bastidores do esporte, sua evolução e seus personagens. Com o foco em deixar a bola no ar pelo máximo de tempo sem usar as mãos a altinha é uma febre nas areias e quadras do Rio e vem conquistando corações em todas as partes do Brasil e do mundo.