Sábado 27 de Abril de 2024

SAGRES condecorada em Cabo Verde

Sagres-Condecoração-5-7-16No caminho para o Rio de Janeiro, transportando a bandeira portuguesa que irá desfilar na cerimónia de abertura nas mãos de João Rodrigues, o porta-bandeira, o Navio-Escola Sagres, aportou na cidade da Praia, em Cabo Verde, para um primeiro “intervalo” na deslocação para o Brasil.

Na oportunidade, o governo de Cabo Verde, através do Ministro da Defesa, Luís Filipe Tavares, condecorou o referido navio com a “Estrela de Honra” da República cabo-verdiana, tornando-se a primeira embarcação da Marinha Portuguesa a ser condecorada por um país estrangeiro, com maior relevo por ter sido por uma antiga colónia portuguesa, que mantém numa das mais saudáveis relações com Portugal.

Recorde-se, entretanto, que este país de língua portuguesa vai ser palco (Ilha do Sal), entre 17 e 24 deste mês, dos X Jogos Desportivos da CPLP, o que reforça ainda mais o citado relacionamento institucional.

Na cerimónia estiveram ainda presentes o Secretário de Estado da Defesa de Portugal, Marcos Perestrello, o Presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, e da campeã Olímpica e Vice-Presidente do COP, Rosa Mota.

O NRP Sagres, navio português mais condecorado, foi distinguido pela sua história como símbolo nacional de Portugal e dos feitos da Marinha Portuguesa, por ser “uma verdadeira embaixada deambulante da paz, da fraternidade e da tolerância”, bem como pelo seu papel na defesa da língua, história e cultura portuguesa e lusófona, segundo o decreto da condecoração lido durante a cerimónia.

Já a navegar, o NRP Sagres prossegue para o Brasil, começando por aportar aos portos de Recife, entre 19 e 22, e Salvador da Baía, de 26 e 28 deste mês, seguindo para o Rio de Janeiro, onde vai permanecer de 3 a 22 de agosto.

A escala desta viagem do NRP Sagres foi definida no âmbito da viagem de instrução dos cadetes do 2.º ano da Escola Naval – Curso Jorge Álvares.

No Rio Janeiro, em resultado da excelente relação com a Marinha do Brasil, o NRP Sagres vai ficar atracado próximo da praça Mauá, no Cais da Portuguesa, na Ilha das Cobras onde ficará 19 dias.

O Navio Escola Sagres estará aberto a visitas entre as 10h00 e as 19h00, sujeito a confirmação para cada dia. Em média, o Navio costuma receber cerca de 10.000 visitas por dia.

Na estadia no Rio de Janeiro o NRP Sagres servirá, nas recepções oficiais, uma grande variedade de pratos portugueses e também os melhores vinhos nacionais, sendo de destacar o Caldo Verde, o Bacalhau à Brás e o Pastel de Nata.

Joana Pratas é a atleta olímpica (ex-velejadora) que integra a “tripulação” do NRP Sagres.

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.