Sexta-feira 29 de Março de 2024

Ética desportiva para todos!

Pned-FairPlayÉtica desportiva para todos é uma das últimas publicações que o IPDJ, através do Plano Nacional de Ética no Desporto, divulgou publicamente e dirigido a toda a população, os mais jovens, pais, treinadores, responsáveis pela educação dos futuros homens e mulheres do amanhã.

Apresentando as dimensões (3) em que se devem apoiar as actividades, como são os casos da Ética desportiva, Educação pelo desporto e Jogo limpo no desporto, esta publicação é um boa ferramenta de trabalho para todos os que rodeiam o círculo que se encontra à volta de cada jovem que queira praticar desportiva – o que cada vez mais é indispensável para uma boa saúde mental e física – numa perspectiva de que todos devem conhecer e aplicar determinado tipo de regras.

Tendo como princípios “o respeito pelo corpo”, “o respeito pelo outro”, o “respeito pelas regras”, “o desporto para todos”, os próprios praticantes, os treinadores, os pais e educadores, os dirigentes, os gestores desportivos e os espectadores e adeptos, devem estar atentos a este tipo de questões e intervir para que a ética, o desportivismo e o fair play possam estar sempre presentes.

A outra publicação também apresentada é a banda desenhada “As aventuras de Splitz – o pequeno herói”, que reporta ao jogar com fair play e que abarca várias situações que se podem levar a cabo no quotidiano e que reporta maior acuidade para os mais jovens. Daí o livro ser em banda desenhada.

No site do pned.pt encontrará muita informação sobre esta temática da ética e do fair play, onde também de abordam as questões da dopagem e da violência no desporto.

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.