Domingo 19 de Abril de 8505

Os Nossos Medalhados

NossasMedalhas-Norberto-8-7-16Da autoria de Norberto Santos, jornalista do Record, foi esta sexta-feira apresentado, no auditório do Comité Olímpico de Portugal (COP), o livro “Os nossos medalhados”, que o referido jornal irá colocar à venda em breve.

Com o aproximar de mais uma edição dos Jogos Olímpicos, este documento vem ajudar os amantes do desporto a conhecer mais algumas peripécias e histórias dos que conquistaram as 24 medalhas olímpicas para Portugal ao longo da presença no evento com a maior magnitude mundial.

Para José Manuel Constantino, presidente do COP e que prefaciou o livro “perante a resiliência, a perseverança, a humildade, a superação, o esforço e a determinação inquebrantável destes heróis que incorporam valores tão em crise no contexto social e político fragmentado em que vivemos, é um imperativo moral envidar todos os esforços para valorizar a transmitir o seu percurso de vida, bem como a dimensão das suas conquistas e aquilo que representam na história contemporânea do país, que em muito se projecta para além do contexto desportivo”.

Constantino saudou ainda o jornal Record pela oportunidade desta iniciativa, tendo António Magalhães, director do diário desportivo, salientado que “poucos seriam capazes de “cavar” mais fundo e descobrir no baú das memórias dos nossos medalhados e das suas histórias, pormenores menos valorizados ou até mesmo desconhecidos. Norberto Santos é dos poucos que tem esse saber e essa autoridade. Através da sua escrita escorreita e linear envolve-nos no melhor espirito olímpico contando-nos as histórias que transformaram mulheres e homens simples em deus olímpicos. Vale a pena ler”.

Depois de afirmar que o livro resulta da experiência acumulada ao longo de uma carreira de quarenta anos, Norberto Santos dá nota de que “durante muitos anos, os sucessivos governos nunca compreenderam o verdadeiro alcance de uma participação olímpica nos Jogos Olímpicos e só depois do desaire de Barcelona (1992), o Estado balizou os parâmetros de apoio traduzido no Programa de Preparação Olímpica, a poucos meses dos Jogos de Atlanta (1996). Cumprem-se agora vinte anos. Uma vida ainda muito curta”.

Estejam atentos porque o livro vai chegar às bancas muito em breve.

© 8505 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.