Sábado 27 de Abril de 2024

Swing de José Augusto Araújo venceu Regata Internacional Canárias-Madeira

regatacanarfunchal2016O veleiro “Swing”, um “Grand Soleil 50”, de José Augusto Araújo, foi o vencedor da XIX Regata Internacional da Madeira, tendo feito a ligação entre baía da cidade de Arrecife (Canárias) e o Funchal.

O Swing foi o primeiro a chegar ao porto do Funchal, depois ter aportado no dia de ontem (quinta-feira) pelas 7h46 da manhã, marina onde as últimas embarcações cortaram a linha de chegada até à noite.

Venceu o Troféu “Dr. Alivar Jones Cardoso”, seguido por duas embarcações canárias (“SORONDONGO IV) de Miguel Angel Armas e “LOLA TRES” de Rafael Lasso) a apenas curtos 2 e 13 minutos de diferença, o que mostra o elevado nível competitivo desta regata após cerca de 291 milhas náuticas percorridas.

O veleiro Naroe (Dufuour 40) de Norberto Delgado, do Clube Náutico de Arrecife (Canárias) na entrada na Baía do Funchal partiu o mastro por razões técnicas, cabos que se prenderam e que não permitiram que o skipper fizesse a manobra que pretendia.

Recordamos que esta  regata largou da cidade de Arrecife, na Ilha Canária de Lanzarote, na passada terça-feira, tendo os primeiros barcos chegado ao Funchal, na manhã de quinta-feira pelas 7h46 com a embarcação madeirense Swing de José Augusto Araújo, foi a primeira a cortar a linha

A competição, co-organizada pelo Clube Naval do Funchal e o Real Club Náutico de Arrecife, é destinada a barcos da classe de vela de cruzeiro e é disputada através do sistema de classificação ORC e OPEN.

Paralelamente a este evento, o Clube Naval do Funchal organiza, até este sábado, o “Troféu Internacional de Optimist La Vie Funchal” – classe Optimist com velejadores dos 7 aos 14 anos e conta com a presença de jovens de três clubes das Canárias, para uma frota que se prevê de cerca de 40 barcos.

 

Para a presidente do Clube Naval do Funchal “este grande evento náutico, que aproxima de forma extraordinária os arquipélagos da Madeira e Canárias através do recurso que se encontra entre nós – o mar – trás à nossa região o formidável número de 350 espanhóis.

Com esta vinda, é-nos permitido apresentar a quase meio milhar de visitantes – incluindo uma forte componente jornalística vinda de toda a península Ibérica -  a nossa ilha e tudo o que podemos oferecer, nomeadamente, o nosso clima, as nossas paisagens, a nossa gastronomia e claro, a nossa hospitalidade. E estes pontos são tornados ainda mais claros aos nossos irmãos ibéricos através das iniciativas que promovemos durante esta regata”.

Esta regata foi patrocinada pela Camara Municipal do Funchal, o BPI e o La Vie Funchal.

 

Classificações Finais

ORC 1

1º Swing  - Jose Augusto Araujo

2º Sorondongo IV – Miguel Angel Armas

3º Lola Tres – Rafael Lasso

ORC 2

1º Antigua Craiova – Ye Cabrera Morales

2º Ferrer y Garcia – Jose D. Garcia

3º Muyay – Aureliano D. Negrin

ORC 3

1º Altamar 1 – Paco Curbelo

2º Pionene – Miguel Perez

3º Matador – Cristobal Amador

ORC 4

1º Candela C – Luis Cabrera

2º Red Ruth – Peter Baxter

3º ALF – Francisco Rosa

OPEN 1

1º Dream – Pedro Cruz Afonso

2º Felipeva IV – Ramon Naranjo

3º Alaminos – Antonio Marquez

OPEN 2

1º Atlantis III – Gregorio Bienes

2º Larache – Francisco Rodriguez

3º Solimar – Arturo Miranda

 

Mais um êxito para a Vela portuguesa pela mão organizadora do Clube Naval do Funchal, que continua a marcar pontos positivos neste evento.

 

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.