Sexta-feira 29 de Março de 2024

Na rota do Mundial’2018 – Ajustamentos para fazer mais e melhor

PortugalFrance_H0P7988A lista de convocados para os próximos jogos de apuramento para o Mundial’2018, esta quinta-feira anunciada pelo seleccionador nacional, Fernando Santos, permitem verificar que houve alguns ajustamentos em relação na anterior, com naturalidade, se tivermos em conta que se quer sempre mais e melhor.

A data dos jogos, o período da época, a forma dos jogadores nos momentos da escolha, entre outros factores, são dados que só se podem tornar objectivos muito mais perto dos eventos.

Daí a não chamada de uns e a entrada/reentrada de outros que estiveram antes mas não são passíveis de serem chamados nesta altura.

Assim sendo, Fernando Santos, divulgou os 25 escolhidos:

Guarda-redes - Anthony Lopes (Lyon), Marafona (SC Braga) e Rui Patrício (Sporting CP)

Defesas - Bruno Alves (Cagliari), Cédric Soares (Southampton), Eliseu e Nélson Semedo (SL Benfica), João Cancelo (Valência), José Fonte (West Ham), Luís Neto (Zenit), Pepe (Real Madrid) e Raphael Guerreiro (Dortmund)

Médios - André Gomes (Barcelona), Danilo Pereira (FC Porto), João Mário (Inter), João Moutinho (Mónaco), Pizzi (SL Benfica), Renato Sanches (Bayern) e William Carvalho (Sporting CP)

Avançados - André Silva (FC Porto), Bernardo Silva (Mónaco), Cristiano Ronaldo (REal Madrid), Éder (Lille), Gelson Martins (Sporting CP) e Ricardo Quaresma (Besiktas).

Recorda-se que o primeiro jogo é no dia 25 de Março (sábado), frente à forte formação da Hungria, em jogo de qualificação para o Mundial e que terá como palco o Estádio da Luz.

O segundo, de preparação, com a Suécia, está marcado para o dia 28, no Estádio do Marítimo, no Funchal.

Desde que pegou nas rédeas da Selecção, a 24 de Setembro de 2014, Fernando Santos comandou Portugal em 14 partidas oficiais vencendo os sete encontros na fase de qualificação para o Euro-2016 e levando a formação lusa à sua primeira conquista de uma grande prova internacional. O técnico luso tem agora o desafio de colocar Portugal em mais um Mundial, depois das presenças em 1966, 1986, 2002, 2006, 2010 e 2014.

Entretanto, recorda-se que a Selecção Nacional iniciou a qualificação para o Campeonato do Mundo’2018, em Setembro de 2016, com uma derrota (0-2) em Basileia, diante da Suíça.

A formação portuguesa reencontrou-se com as vitórias nos jogos seguintes disputados no mês de Outubro, através das goleadas (6-0), aplicadas a Andorra (Aveiro), e na deslocação às Ilhas Faroé. Em Novembro, no Estádio Algarve, bateu a Letónia por expressivos 4-1.

Portugal, actual campeão da Europa, segue, ao fim de quatro jogos, no segundo posto do Grupo B e procura marcar presença num Mundial pela quinta vez consecutiva, sendo que a qualificação termina em Outubro deste ano, para o que terá que se superiorizar às formações de Andorra, Hungria, Ilhas Faroé, Letónia e Suíça.

Depois do jogo com a Hungria, Portugal voltará aos relvados na Letónia (9 de Junho), antes de disputar a Taça das Confederações (entre 17 de Junho e 2 Julho).

Na Rússia, Portugal defrontará o México (18 de Junho), Rússia (21) e Nova Zelândia (24), fechando a época.

Na temporada 2017/18, entre Agosto e Outubro de 2017, serão disputadas as últimas quatro partidas em duas duplas jornadas: recepção às Ilhas Faroé (31 de Agosto), deslocação à Hungria (3 de Setembro, deslocação a Andorra e recepção à Suíça, respectivamente, a 7 e 10 de Outubro.

Os primeiros classificados de cada um dos nove grupos apuram-se o para a fase final assim como os quatro vencedores dos play-offs disputados entre os oito melhores segundos classificados, que terão lugar em Novembro de 2017.

Participarão 32 selecções no 20.º Mundial, que será disputado em 12 estádios russos, entre os dias 14 de Junho e 15 de Julho de 2018.

 

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.