Sábado 27 de Abril de 2024

Quartos-de-final sem portugueses mas com quatro cabeças de série

EstorilOpenDay3_H0P6815Millennium Estoril Open’2017 -  Pedro Sousa e Frederico Silva eliminados

E ao sexto dia do Millennium Estoril Open’2017 eis que os representantes portugueses deixaram de constar da lista dos jogadores activos, esta quinta-feira, dado que foram afastados da competição pelos respectivos adversários, como foram os casos de Frederico Silva e Pedro Sousa, jogadores que tiveram desempenho diferenciado.

Silva superiorizou-se a Sousa, considerando que perdeu por 6-3 e 6-4, enquanto Sousa foi derrotado por 6-3 e 6-2, sendo de relevar, no entanto, a participação de quatro desportistas lusos nos oitavos-de-final (2ª ronda no quadro principal), o que nunca antes se tinha verificado em toda a história do Estoril Open, que se iniciou em 1990, com o triunfo do espanhol Emílio Sánchez.

Agora que os quartos-de-final vão arrancar (esta sexta-feira), outro aperitivo entra em acção, considerando a presença dos quatro primeiros cabeças de série do torneio, depois que se soube da desistência do australiano Nick Kyrgios, dois deles vencedores nos dois últimos anos, quando a gestão passou para uma nova estrutura humana.

O espanhol Nicolas Almagro (em 2016) e o francês Richard Gasquet (em 2015) foram os “renovados” vencedores dos torneios com nova “roupagem”.

Os outros dois cabeças-de-série (dos quatro primeiros) são o luxemburguês Gilles Muller e o espanhol David Ferreira.

Dos quatro jogos definidos, apenas três vão ser efectuados nesta sexta-feira, no Estádio Millennium: 13H00 – Pablo Carreño Busta (Espanha – Nicolas Almagro (Espanha); não antes das 14H50 – David Ferrer (Espanha) – Ryan Harrinson (EUA) e (não antes das 18H00) Kevin Anderson (África do Sul) – Richard Gasquet (França).

Para sábado fica o encontro entre o japonês Taro Daniel e o luxemburguês Gilles Muller.

Em relação aos resultados globais desta quinta-feira N. Almagro / G. Garcia-Lopez (Espanha) derrotaram o par constituído por L. Paes / A. Sá (IND/Brasil) por 7-6 (2), 4-6 e 10-8, enquanto P. Raja e D. Sharan (IN) perderam para A. Behar (Uruguai) e A. Burry (Bielorrussia) por 7-5 e 6-3, tendo ainda Ryan Harrinson (EUA) e M. Venus (N. Zelândia) ganho a Carlos Berlocq (Argentina) e S. Galdos (Perú) por 6-4 e 6-3.

Nos singulares, Pedro Sousa (Portugal) perdeu ante Gilles Muller (Luxemburgo), por 6-3 e 6-2, enquanto Taro Daniel (Japão) derrotou o norte-americano Bjorn Fratangelo por 6-4 e 6-4, tendo David Ferrer (Espanha) vencido Frederico Ferreira Silva (Portugal) por 6-3 e 6-4.

David Ferrer cumpriu a estreia no Millennium Estoril Open. Convidado pela organização para o quadro principal em vésperas do início do torneio, o espanhol ficou isento da primeira eliminatória e hoje derrotou Frederico Silva, como se referiu.

Num breve resumo, recorda-se que no seguimento da vitória autoritária por 6-2 e 6-2 perante Denis Istomin (Uzbequistão), o tenista caldense de 22 anos estreou-se esta quinta-feira na segunda ronda de torneios ATP. Apesar de pela frente ter um dos maiores nomes do ténis mundial, Frederico Silva não se deixou intimidar e ofereceu boa réplica, forçando Ferrer a aumentar o ritmo para conseguir evitar o break na fase final da segunda partida e fechar o encontro.

Na conferência de imprensa, o jogador caldense considerou ter vivido “uma semana muito positiva. Ter ganho a primeira ronda foi óptimo para mim e, na segunda, jogar contra um jogador como o David Ferrer também foi outra experiência muito agradável.”

O jovem português viajará na próxima semana para a Ucrânia, onde regressará ao circuito Future em busca de pontos que lhe permitam recuperar terreno no ranking para regressar aos torneios Challenger.”

Pedro Sousa, natural de Lisboa, por seu lado, não teve melhor sorte e chegou ao fim da linha ao “tropeçar” em Gilles Muller, um dos melhores servidores do mundo e vencedor de um torneio do ATP World Tour na presente temporada.

“Fresco, fresco não estava, mas hoje acho que não foi por aí. O serviço dele esteve em grande nível, como é habitual, e resolveu muitos problemas assim. Ele aproveitou as oportunidades que teve nos meus jogos de serviço e eu não aproveitei as dele, e acho que esteve aí a chave do encontro”, referiu Pedro Sousa.

Apesar da derrota, Pedro Sousa vai entrar no top-170 pela primeira vez na sua carreira. Resta agora definir o calendário até à fase de qualificação de Roland Garros.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa voltou a marcar presença no único torneio ATP organizado em Portugal, onde foi recebido por Carlos Carreiras (Presidente da Câmara Municipal de Cascais), Manuel Caldeira Cabral (Ministro da Economia), Benno van Veggel (Representante do proprietário do torneio, 3Love), João Zilhão (diretor do Millennium Estoril Open), António Monteiro (Representante do Millennium bcp), Jaime Lavradio (Presidente da Assembleia Municipal), Miguel Pinto Luz (Vice-Presidente da Câmara Municipal de Cascais), Vasco Costa (Presidente da Federação Portuguesa de Ténis), António Simões de Almeida (Presidente do Clube de Ténis do Estoril) e Gastão Elias, que lhe ofereceu uma raqueta personalizada.

Depois do almoço assistiu ao encontro de Pedro Sousa frente a Gilles Muller, com o português a sair pela porta pequena.

 

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.