Terça-feira 23 de Abril de 2024

Sidónio Serpa lançou obra

SidonioSerpa-2-11-17Mente, Desporto e Performance: O fator Psi, da autoria de Sidónio Serpa, já se encontra nas livrarias de todo o país para levar a todos os que se interessam pelo fenómeno desportivo, para o caso com uma visão psicológica, se bem que, transversalmente, aborda também várias áreas com enorme interesse.

Sidónio Serpa, doutorado em Psicologia Desportiva (com licenciaturas em Educação Física e Psicologia, a primeira no antigo ISEF – actualmente FMH – e a segunda no ISPA) foi ginasta, professor e treinador de muitos dos portugueses que participaram nas principais competições internacionais, assentando arraiais há mais de trinta anos apenas na psicologia, tendo sido o primeiro especialista a integrar a equipa técnica da Federação Portuguesa de Vela com vista aos jogos Olímpicos de Atlanta e de Sydney.

Dotado de um dom especial para esta área da ciência, foi ainda Presidente da Sociedade Internacional de Psicologia no Desporto, a mais importante em termos mundiais, num percurso feito durante duas dezenas de anos.

Isto para além de ter feito um périplo por quase todo o mundo, face ao elevado número de convites recebidos para o efeito.

Sobre o teor do livro, José Manuel Constantino, Presidente do Comité Olímpico de Portugal, constatou que “o livro assume o risco de se afastar dos lugares comuns para nos conduzir através de uma agradável viagem em torno do quotidiano e das histórias de vida de vários atletas, designadamente aqueles que, no passado, viveram a glória desportiva e foram, mais tarde, confrontados com momentos dramáticos e difíceis nas suas vidas”, acrescentando que “cabe ao psicólogo, em colaboração com treinadores e família, contribuir para a gestão e a preparação psicológica dos atletas que auxiliam ni desempenho desportivo através de metodologias assentes em conteúdos científicos”, concluindo que “o autor ajuda a perceber essa tarefa, recorrendo a múltiplos exemplos e aproveitando para uma útil revisão da literatura da especialidade”, como também referiu num dos Prefácios do livro.

No outro Prefácio, porque é de todo justificável, ressaltam as palavras escritas por António Paula Brito, o introdutor da Psicologia do Desporto em Portugal, enaltecendo as qualidades, as capacidades, o fino trato e discrição de Sidónio Serpa.

Realce para um dos parágrafos onde refere, a propósito do autor – filho de outro Sidónio Serpa, campeão mundial de hóquei em patins – que “Sidónio rapidamente revelou apetência e elevada capacidade para as relações internacionais”, frisando que “o seu trajecto foi muito rápido, era, em muitas situações, o nosso “embaixador”, atingindo um patamar elevado, único para a altura, ao organizar, em Lisboa, uma das edições (1993) do Congresso Mundial de Psicologia Desportiva, “tendo conseguido, na opinião dos mais de 600 congressistas, a realização de um dos melhores congressos mundiais”, naturalmente uma grande honra para Portugal.

Quanto ao teor do livro, o Capítulo 1 refere-se ao “glamour e o sofrimento” e aí Sidónio Serpa deixa logo quatro questões: Que tipo de riscos envolve o caminho do alto rendimento? Que problemas psicológicos nos atletas podem ser causados pelas exigências e expectativas dos outros? Pode o desporto de alto rendimento camuflar patologias psicológicas? Que relação entre rendimento desportivo e patologias psicológicas?, às quais dá as devidas respostas.

Um “cheirinho” de uma obra acabada de ser publicada e que tem, ao longo de cerca de 30 páginas, uma larga faixa de exemplos concretos, que ajudam a compreender determinadas situações que se passam em competição e até fora dela.

 

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.