Sábado 27 de Abril de 2024

Alemanha e Holanda no comando das medalhas

PyeongChang 2018 bandeirasAo quinto dia dos Jogos Olímpicos de Inverno, que decorrem em PyeongChang (Coreia do Sul), a Alemanha comanda a lista das medalhas conquistadas, tendo atingido quatro de ouro, uma de prata e duas de bronze, num total de sete.

Também com sete mas apenas três de ouro (duas de prata e duas de bronze) está a Holanda, seguindo-se a Noruega (2-4-3), o Canadá (2-4-1) e os Estados Unidos da América (2-1-1).

Nesta olimpíada na neve e no gelo, realizam-se 102 provas em quinze modalidades diferentes, que abrangem um total de 2.900 praticantes desportivos oriundos de 94 países, um novo recorde de participantes (há 4 anos, em Sochi, tomaram parte representantes de apenas 88 países, o que é um êxito.

Outro facto de inigualável valor – pelo menos nesta trégua olímpica que decorre até ao dia 25 deste mês de Fevereiro, último dia dos Jogos – foi a reunião da “desavinda” Coreia do Norte, que há alguns anos deixou de estar no “eixo” pacífico para se virar para as questões “nucleares”, como que amedrontando não só a península coreana mas também países vizinhos e mais longínquos, que ameaçou com todo o seu poderio bélico.

O assunto foi repensado, em especial pela pressão promovida pelos aliados orientais e ocidentais – que lavaram as Nações Unidas à aplicação de várias sanções de ordem económica que foram “asfixiando” a própria Coreia do Norte, que está em escassez de bens e produtos de primeira necessidade para um povo depauperado.

Os norte-coreanos perceberam que o encaminham que estavam a levar não era o melhor e ao “aceitarem” esta trégua olímpica, aprovando – ainda que com uma comitiva reduzida – e aceitando estar em casa do vizinho do Sul, onde tem sido bem tratados e parece que nada se passou anteriormente.

Espera-se que seja o primeiro passo que, depois do dia 25, dê lugares a outros mais largos no caminho da paz e da razão humana de viver, isto é, que todos devemos irmãmente reunidos à volta dos ideais que o Barão Pierre de Coubertain, o iniciador dos Jogos Olímpicos, defeniu para as relações entre povos.

Ideais que levaram também, muito mais recentemente, Nelson Mandela – o antigo líder sul-africano – a proclamar que “o desporto tem o poder de unir os povos”. Que assim seja.

Regressando aos Jogos do dia e às curiosidades, as actividades decorrem em doze recintos desportivos centralizados em duas zonas: na montanha, em PyeongChang e na costeira, em Gangneung.

Seis novas disciplinas foram introduzidas nestes Jogos – casos do Snowboard Big Air, Curling Mixed Doubles, Speed Skating Mass Start e Esqui Alpino Nation Team Event.

Cerca de 22.500 voluntários formam um grupo de elevado “know haw”, que fazem para que tudo dentro do foi programado.

 

cop_congressoPortugal em competição no dia 16

 

Como se sabe Portugal participa pela oitava vez, de novo com dois desportistas, como são os casos de Arthur Hanse (esqui alpino e presente há quatro anos em Sochi) e Ke Quyen Lam (esqui nórdico).

O primeiro a entrar em acção será Kequyen Lam, que esta sexta-feira (dia 16) estará na única prova em que participa, os 15 km de Esqui Nórdico Crosse Country, que decorrerá na Alpensia Cross-Country Centre e cuja partida está marcada para as 15 horas locais (6 horas da madrugada em Portugal).

Lam tem 38 anos, nasceu em Macau e vive no Canadá, antes de praticar o esqui fez Snowboard Cross e falhou a qualificação para os Jogos de Sochi (2014), pelo que é a primeira participação olímpica.

Entre 6 de Dezembro de 2015 e 10 de Dezembro de 2017 tomou parte em 18 competições em vários países, tendo obtido como melhor resultado dois quartos, um quinto e um sexto lugares (Novembro e Dezembro passado, em Bogotá-Colômbia).

Arthur Hanse tem 24 anos, nasceu em Paris e vive em Lyon, sendo a segunda participação nos Jogos, depois de Sochi’2014.

Vai participar nas provas de Slalom Gigante, no dia 18 deste mês (1ª manga pelas 10h15 locais, uma hora da madrugada em Portugal) e a segunda pelas 13h45.

No dia 22 estará presente no Slalom, dentro do mesmo horário.

Entre 3 de Abril de 2016 e 14 de Janeiro de 2018, Hansen tomou parte em vinte competições, com o melhor resultado a ser obtido (3º) no Grand Slalom efectuado em Cedars (Líbano) em Janeiro de 2017, seguindo-se um 4º e um 6º no mesmo local.

Na última prova efectada (Janeiro deste ano), obteve o 18º lugar no Slalom efectuado em La Norma (França).

Resta aguardar pelo “hora certa no lugar certo” na procura de um “resultado certo”.

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.