Sexta-feira 18 de Abril de 7732

O poder do comentário no Jornalismo em debate

jornalismo ocs radio“O poder do comentário no jornalismo” é o tema do Seminário que a Escola Superior de Comunicação Social vai promover em Lisboa no dia 7 de Março próximo.

Um tema que pode ser visto de múltiplas formas e ângulos, consoante um com junto de situações que se colocam a cada comentarista, sendo, quiçá, mais significativo saber-se quem é que pode fazer comentários.

Num dos painéis (“o que trazem os comentadores ao jornalismo”) vão estar envolvidos Rita Figueiras, João Paulo Baltazar e Raque Varela numa reflexão moderada por Carlos Andrade.

No outro (“há limites éticos para o comentário desportivo?”) os mentores são Carlos Carpio (Jornal “Marca”, de Espanha), Duarte Gomes (ex-árbitro internacional português) e Alexandre Afonso (Antena 1), grupo que será moderado por José Manuel Delgado (A Bola).

Ouvir primeiro e falar (ou comentar) depois deve ser a tónica, porquanto dos nomes enunciados existem personalidades (jornalistas) de várias gerações que, por força das circunstâncias, terão opiniões diferentes que não divergentes.

Nos tempos em que estiveram no efectivo, para os mais antigos, por certo que tudo era diferente e para os mais novos as situações foram bem diferentes.

Daí a questão colocada de “saber-se quem é que pode fazer comentários (“à séria”), que qualidades deve ter e, ainda, possuir um elevado estatuto ético e deontológico na área (ou áreas) quer versam, amiúde ou não, na rádio, na TV ou nos tablóides.

É evidente que tudo isso dependerá dos temas que cada um desenvolverá sobre o “chapéu” do título de cada tema base.

Realizado numa Escola Superior, torna-se evidente que os principais destinatários serão os alunos da própria escola – provavelmente integrado no plano do curso de Comunicação Social ou outros adjacentes – embora as sessões sejam abertas ao público (que se inscreva) que não terá que pagar qualquer verba.

 

© 7733 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.