Terça-feira 23 de Abril de 2024

Sporting venceu com Paços à chuva

08abr_scp_pferreira_8234

© JCMyro / Central Noticias

Num encontro em que a chuva “fustigou” forte a resiliência dos adeptos, o Sporting levou de vencida a equipa do Paços de Ferreira por um 2-0 que se aceita na perfeição, embora a qualidade do jogo jogado não fosse, técnica e artística, de grande porte.

Com um ambiente “pesado”, face às situações verificadas no pós-Atlético de Madrid, cedo se percebeu que os jogadores leoninos estavam em “brasa” e qualquer erro podia ser “fatal” para as ainda aspirações do clube, como ficou bem patenteado por parte dos associados e adeptos.

Depois de, nos primeiros minutos, o Paços ter tomado a dianteira e ganhar o primeiro canto (3’), pouco tempo depois (8’), Dost até esteve bem colocado para poder marcar, mas a bola acabou de sair da cabeça do avançado sportinguista directamente opara as mãos do guardião pacense.

Na resposta (10’), o Paços beneficiou de um livre perto da linha final e da entrada da grande área, que Xavier executou muito bem, enviando a bola directamente para a baliza onde Patrício foi obrigado a fazer uma defesa de recurso para canto, do que nada resultou.

Num jogo jogado muito a meio campo, em especial por parte do Paços, que não foi mais do que uma estratégia para “passar tempo”, a equipa só abanou quando (20’) Bas Dost abriu o activo para os leões.

Bryan Ruiz galgou caminho pela esquerda e, perto da entrada para a grande área, centrou para o avançado leonino, com a bola a roçar na cabeça de Bruno Fernandes, chegando a Dost de firma fácil porque estava só. O guardião Mário Figueiredo teve uma hesitação, não recuou quando devia e Dost aproveitou para marcar, de cabeça.

Parecendo que foi um golo válido, o árbitro ficou com dúvidas, ante o protesto dos jogadores do Paços, e foi verificar no VAR, confirmando o golo.

O Sporting acelerou um pouco mais, criou algumas oportunidades que não foram concretizadas, mas o resultado não se alterou até ao intervalo.

No templo complementar, o Sporting entrou mais rápido e o segundo golo podia ter surgido (51’), depois de um centro de Gelson que apanhou Bas Dost a jeito mas que o guarda-redes desviou para canto.

Mário Figueiredo foi o grande protagonista (53’) ao evitar, por duas vezes, o golo dos leões, em face as das defesas que fez a um primeiro remate de Battaglia, depois na recarga de Bryan Ruiz, surgindo um terceiro remate de Coates que Figueiredo também defendeu.

Em dois momentos seguidos (62 e 64’), o Paços fez chegar a bola às mãos de Patrício, de forma pacífica, porquanto os remates dos adversários foram directos para as suas mãos.

No minuto imediato (65’) o Sporting chegou aos 2-0, depois de Gelson isolar Bryan Ruiz e este marcar o golo mais ou menos à vontade, porque estava só e bem perto da área de baliza.

Com o jogo “perdido”, o Paços como que baixou um pouco os braços, tendo ficado pior quando (82’) viu o guarda-redes lesionar-se (numa mão) e ter que sair de campo, ficando a equipa do Paços reduzida a dez unidades.

Foi quando o Sporting fez o último “forcing” mas o resultado não se alterou.

Ainda que não tenha sido um jogo de grande intensidade, o triunfo do Sporting foi justo mas tem que melhorar um bom bocado para o jogo de quinta-feira, na segunda mão dos quartos-de-final da Liga UEFA, em Alvalade.

Uma penúltima nota para assinalar os 40.868 espectadores presentes em Alvalade e uma última para aguardar que a formação leonina se recomponha até 5ªfeira (Atlético Madrid) para poder seguir para as meias-finais, porque dois golos podem-se recuperar.

Bruno Esteves, foi o árbitro do jogo – coadjuvado pelos assistentes Rui Teixeira e Rui Cidade – cometeu alguns erros, se bem que não beneficiassem alguma das equipas em competição.

Nos outros jogos deste domingo, o Chaves e o Belenenses empataram (1-1), como golos de William para os da casa e por Fredy para os azuis do Restelo, enquanto o F. C. do Porto derrotou (2-0) o Aves, com golos de Alex Teles (grande penalidade) e Otávio.

Por isso, tudo continua em aberto para a conquista do campeonato, assunto confinado ao Benfica (74 pontos) F. C. do Porto (73), Sporting (68) e Sporting de Braga (65), como pano de fundo para o próxima ronda, que vai levar o F. C. do Porto ao Estádio da Luz.As equipas:

Sporting: Patrício; Ristovski, Coates, Mathieu e Acuña; Gelson, Battaglia e Bryan Ruiz (Montero, 83’); Bas Dost, Bruno Fernandes (Palhinha, 86’) e Wendel (Lumor, 66’).

Paços de Ferreira: Mário Figueiredo; João Góis, Correia, Miguel Vieira e Filipe Ferreira; Pedrinho, Assis, Micael (Vasco Rocha, 74’) e Xavier; Luiz Phellype (Bruno Moreira, 72’) e Mabil (Quiño, 56’).

Disciplina: amarelos para Luiz Phellype (36’), Acuña (63’) e Assis (85’)

 

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.