Quinta-feira 25 de Abril de 2024

Telma conquistou o bronze no europeu em Israel

Telma Bronze televiv 2018

DR

Telma Monteiro repetiu, esta quinta-feira, em Tel Aviv, o feito alcançado no ano de estreia em europeus absolutos, ainda como júnior (18 anos), chegando ao bronze depois de ter “tropeçado” na kosovar Nora Gjakova no último combate do grupo.

Ainda assim, em onze presenças desde 2004 (em 2016 e 2017 não esteve presente por lesão), Telma continua imbatível na conquista de medalhas em todas as presenças, o que é significativo para a garra que a judoca do Benfica sempre demonstrou.

Telma (- 57 kg), começou por vencer a israelita Maayan Greenberg e a croata Tena Sikic (ambas por ippon) mas “perdeu-se” frente à kosovar Nora Gjakova, tendo sido batida por waza-ri.

Voltou ao tatami na repescagem e venceu a húngara Hedvig Karakas (ippon), sendo apurada para disputar o 3º e 4º lugar.

Porque “tinha” que conquistar uma medalha, Telma torneou as dificuldades colocadas e aplicou um ippon à francesa Sarah Leonie Cysique, comparecendo no pódio para receber um dos bronzes em disputa, na categoria que teve a presença de 30 judocas.

Com este feito, Telma alcançou a 12ª medalha da carreira em termos de campeonatos europeus, cinco delas de ouro, uma de prata e seis de bronze.

Ainda no sector feminino, Catarina Costa (-48 kg) começou por vencer a britânica Kimberley Renicks (ippon) mas foi derrotada lodo a seguir pela ucraniana Maryna Cherniak (ippon), prova que teve 23 participantes.

Na mesma categoria, Joana Diogo perdeu com a turca Gulkader Senturk (waza-ri) onde estiveram 23 judocas.

Joana Ramos (- 52 kg), outra candidata ao pódio (conquistou o bronze em 2017) não teve a sorte e o saber por seu lado, tendo vencido a polaca Agata Perenc (waza-ri) mas ficando pelo caminho ao perder frente à eslovena Anja Stangar (ippon), Participaram 24 judocas nesta categoria, onde Mariana Esteves perdeu o primeiro combate com a italiana Rosalba Forciniti (waza-ri).

No sector masculino, o destaque vai para o 7º lugar alcançado por João Crisóstomo (-66 kg) depois de ter vencido o bielorrusso Dzmitry Minkov (ippon) e o italiano Manuel Lombardo (ippon), seguindo-se a primeira derrota frente ao azeri Orkhan Safarov (ippon) e, na repescagem, nova derrota desta vez frente ao israelita Tal Flicker (ippon).

Na mesma categoria, Sergiu Oleinic começou por derrotar o espanhol Alberto Gaitero Martin (ippon) mas perdeu logo a seguir para o montenegrino Marko Gusic (ippon).

O campeonato prossegue esta sexta-feira entrando em acção Jorge Fernandes e Nuno Saraiva (73 kg) e Anri Egutidze (- 81 kg).

 

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.