Quinta-feira 19 de Abril de 0102

Mundial da Rússia’2018 – Bélgica, “aflito” para jogar com o Brasil nos “quartos”

fifa world cup 2 jul 2018Bem se pode dizer que o triunfo da Bélgica sobre o Japão foi arrancado “a ferros”, praticamente na última – e excelente – jogada do desafio, num jogo com uma segunda parte “electrizante” de parte a parte, divididas em duas.

Na primeira, os japoneses entraram de rompante na Rostov Arena (41.466 espectadores) e, aproveitando duas falhas da defesa belga, conseguiram chegar ao 2-0 em apenas quatro minutos, com golos de Horaguehi (48’) e Invi (52’), que fez pairar no ar o “adeus” belga ao mundial da Rússia.

Apanhados de surpresa com esta “entrada” oriental, a Bélgica andou cerca de quinze minutos nitidamente aos papéis, porquanto os japoneses souberam cortar todas as linhas de passe e parar eventuais contra-ataques no campo dos belgas, ou seja, quase pela raiz.

Só que a Bélgica – que já foi 4ª classificada numa edição anterior do mundial – tinha ainda muito para dar, porquanto, na prática, a posse de bola foi sempre maioritariamente dos belgas, tendo o primeiro golo surgido (69’) numa jogada de contra-ataque (tal como as duas restantes) em que apanhou os jogadores distraídos e, quiçá, cansados por via de uma “ansiedade positiva” que começou a pesar no rendimento da equipa.

DR / FIFA World Cup

DR / FIFA World Cup

Coim o 2-1 (69’, por Verthonghen), a Bélgica empolgou-se ainda mais num jogo “limpo”, puxou dos galões e deu início uma ”cavalgada” que “derreteu” por completo os nipónicos.

Fellaini (64’) e Chadli (90+4’) foram os autores do volte-face, que mandou embora a única equipa da Ásia ainda em prova, com o triunfo-final por 3-2.

No outro jogo, o Brasil venceu (2-0), com golos de Neymar (51’) e Roberto Firmino (88’), a formação do México, em jogo realizado no Samara Arena (41.970 espectadores).

Em função destes resultados – e depois de definidos os pares Uruguai-França e Rússia-Croácia – a terceira partida dos quartos-de-final é entre o Brasil e a Bélgica, saindo o último para o “tango” a oito dos encontros desta terça-feira: o Suécia-Suíça (15 horas em São Petersburgo) e o Colômbia-Inglaterra (19 horas, no Estádio do Spartak, em Moscovo.

No mundial que está a sair da monotonia inicial, por certo que ainda poderemos ter mais surpresas. Esta terça-feira se conhecerão, se houver lugar a isso.

 

© 0102 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.