Terça-feira 16 de Abril de 2024

“Quinze dias de Coimbra para o Mundo”

coimbras eusa2018Foi assim que se expressou Mário Santos, o responsável máximo pela organização global dos IV Jogos Europeus Universitários, que decorrem desde este sábado na Cidade de Coimbra, a propósito da promoção internacional que a região vai ter em termos europeus e não só.

Cerca de 4.500 atletas, provenientes de mais de trezentas universidades de quarenta países europeus desfilaram na cerimónia de abertura, presenciada pelo Presidente da República e outras figuras governamentais, para além da Câmara Municipal local e da respectiva Reitoria da Universidade coimbrã que, juntamente com a Federação Académica do Desporto Universitário, formam o comité organizador do maior evento desportivo realizado em Portugal a este nível.

Os Jogos prolongar-se-ão até ao dia 28 deste mês, com competições em treze modalidades (canoagem, remo (CAR de Montemor-o-Velho), enquanto os torneios de andebol, badminton, basquetebol, futebol, futsal, judo, râguebi, ténis de mesa, ténis de mesa adaptado, ténis e voleibol.

Evento que foi criado em 2012, tendo como palco a cidade de Córdoba (Espanha), depois Roterdão (Holanda-2014) Zagreb e Rijeka (Croácia-2016) e, agora, em Coimbra.

A próxima edição (2020) foi atribuída à cidade de Belgrado (Sérvia).

Alguns – dos muitos representantes lusos – competiram no sábado e este domingo, indicando-se os resultados obtidos:

Badminton

No feminino e em singulares, Ana Dias perdeu 2-0 (21-12/21-7).

A dupla formada por Inês Medeiros e Gabriela Simões também perdeu por 2-0 (21-10 e 21-8).

No masculino (singular), Marcelo Ribeiro (U. Coimbra) venceu por 2-0 (21-10 e 21-19).

Nas duplas mistas, Rui Mendes e Ana Dias (U. Coimbra) venceu por 2-0 (21-13 e 21-9), enquanto a dupla masculina, constituída por Marcelo Ribeiro e Rui Mendes também venceu (2-0) com os parciais de 21-8 e 21-15.

Em equipas (masculino), a U. Coimbra começou por vencer (3-2) a U. da Arménia, ganhou à U. de Zagreb (Croácia) também por 3-2 e, na terceira ronda do grupo, foi derrotada pela U. Nijmegen (Holanda) por 5-0.

Noutro grupo, a U. de Lisboa perdeu com a U. Berna (Suíça) por 4-1; venceu a U. Paris Sud IX (França) por 3-1 e voltou a perder com a U. Nizhny Novgorod (Rússia) por 3-2.

Noutro grupo ainda, a U. Nova de Lisboa perdeu com a U. de Oslo (Noruega) por 4-1, seguindo-se mais duas derrotas (5-0) ante as U. de Uluderg (Turquia) e a U. de Bordeaux (França).

Nos quartos-de-final, a U. Coimbra foi derrotada pela U. Bordeaux por 3-1, enquanto a U. Nova de Lisboa também perdeu (3-1) com a U. Católica de Leuven (Suíça).

Andebol

No feminino, a U. do Porto foi vencida (29-21) pela U. Aix de Marselha (França), enquanto a U. Coimbra também perdeu os três jogos realizados: 28-19 com a U. Suceava (Roménia), 49-9 frente à U. de Desporto da Lituânia e 29-18 ante a U. de Barcelona (Espanha).

No masculino, a U. do Minho venceu a U. de Oslo (Noruega) e perdeu com a U. Aix de Marselha (França) por 33-24.

Ténis

A equipa feminina da U. Nova de Lisboa foi derrotada (2-0) pela U. Camila Jose Cela e, no masculino, a U. Nova de Lisboa está empatada (1-1) com a U. de Dubrovnik (Croácia).

Ténis de Mesa

Apenas no masculino, com a U. Coimbra a perder (3-0) com a U. de Lorraine (França) e a U. do Porto a ser derrotada (3-1) pela U. de Nottingham (Inglaterra), em jogos da primeira ronda.

Na segunda, a U. Coimbra voltou a perder (3-0) frente à U. Magnus Vytantas (Lituânia) enquanto a U. do Porto sofreu uma derrota pelos menos números (3-0) ante a U. Tecnológica de Rzeszow (Polónia).

Na terceira, a U. do Porto perdeu (3-2) com a U. Técnica de Munique (Alemanha) e a U. Coimbra também perdeu pelo mesmo resultado frente à U. Eastern (Finlândia).

Na quarta ronda, a U. do Porto foi derrotada (3-0) frente à U. Nisantasi (Turquia) e a de Coimbra também perdeu (3-1) ante a U. de Paris 13 (França).

Voleibol

No feminino, as U. do Minho e do Porto perderam (3-0), na primeira ronda, frente às U. de Vasili Bocau (Roménia) e de Bolonha (Itália).

Na segunda, perderam pelo mesmo resultado (3-0), a U. do Minho frente à U. de Rijeka (Croácia) e a U. do Porto ante a U. de Desporto de Colónia (Alemanha).

No masculino, a U. do Porto começou por ganhar (3-2) à U. de Jyvaskyla (Finlândia) e a de Coimbra perdeu (3-0) com a U. Arctic (Noruega).

Na segunda ronda, a U. do Porto perdeu (3-2) com a U. de Giessen Liebig (Alemanha), enquanto a U. de Coimbra foi derrotada (3-0) pela U. Beykent (Turquia).

No final destes dois dias de competição, as Universidades de Nisantasi (Turquia) e a U. Inovatória de Kazan (Rússia) conquistaram uma medalha de ouro cada, enquanto a U. de Varsóvia (Polónia) e a U. Tecnológica de Rzeszow (também da Polónia) conquistaram uma medalha de prata cada.

Esta segunda-feira, estes Jogos Europeus Universitários cumprirá o terceiro dia de competições.

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.