Quinta-feira 28 de Março de 2024

Ética nos XI Jogos da CPLP em São Tomé e Príncipe

Sendo uma iniciativa colectiva dos vários países aderentes, os XI Jogos da CPLP, que decorrem em São Tomé e Príncipe, como que “transplantaram” o Plano Nacional da Ética no Desporto para o evento em apreço.

Não só na sua apologia global como também, e em especial, nestes Jogos, IdentificacoespaisesCPLPcom a implementação do “Cartão Branco”, que se trata de um cartão utilizado para reconhecer, premiar e destacar condutas eticamente corretas, recompensando e enaltecendo gestos positivos de fair play.

É um cartão que é mostrado pelos árbitros/juízes aos atletas, treinadores, dirigentes e demais agentes desportivos, bem como, aos espectadores, sempre que, durante o jogo, se observe uma acção ou comportamento merecedor do mesmo, plano que começou a ser implementado em Portugal há cerca de dois anos.

Nestes Jogos – e porque é o primeiro evento da CPLP que se efectua após a sua criação – o processo também foi implementado nas várias competições que estão programadas, depois da realização de uma acção de formação para árbitros/juízes, técnicos e coordenadores de modalidade no sentido de se prepararem para uma correta e eficaz implementação deste cartão.

Na medida em que é através do exemplo que os valores são compreendidos, o reconhecimento de bons exemplos torna-se imperioso, sendo necessário perspectivar o desporto como ferramenta ao serviço do desenvolvimento Humano.

O cartão branco pretende funcionar como ferramenta pedagógica e educativa, passando o árbitro/juiz a ser um agente que não só pune, mas que também premeia e reconhece gestos positivos.

O árbitro/juiz reforça o seu papel de primeiro defensor da pureza da prática desportiva, defendendo os valores que animam o Desporto.

Neste enquadramento o cartão branco torna-se um instrumento de educação para os valores, não só para os agentes desportivos, mas também para a sociedade em geral, na certeza que os jovens de hoje serão os homens de amanhã.

Esta é, portanto, uma iniciativa pioneira nos moldes em que pretende ser aplicada, na medida em que se reveste de uma carga educativa e vinca a importância de um desporto com valores, indispensáveis a qualquer sociedade (tais como a amizade, a solidariedade, a honestidade, o respeito, a responsabilidade, o compromisso, entre outros).

Numa das primeiras competições destes Jogos o cartão branco foi exibido num jogo de basquetebol, onde um atleta e o público afeto a Cabo Verde viram os primeiros cartões.

De acrescentar que o cartão branco é o critério principal no apuramento do país vencedor do prémio “Ética Desportiva/Fair play”, a ser atribuído no final desta XI edição dos Jogos CPLP, ultrapassando – de uma forma vincadamente educativa, ética e de fair play – a questão dos “prolongamentos” ou “grandes penalidades” para achar os vencedores.

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.