Sábado 27 de Abril de 2024

Seja Activo! Por Si e para Todos!

20set_1128

JCMyro / CN

Desde esta sexta-feira e até ao dia 30 deste mês de Setembro decorre a IV Semana Europeia do Desporto – um projecto lançado pela Comissão Europeia em 2015 – que vai ter lugar em 38 países do Velho Continente, concitando a realização de mais de 14.000 eventos para uma participação de cerca de 10 milhões de cidadãos, acção global que foi baptizada como #BeActive que, traduzida para português, significa #SEJAActivo, cujo objectivo a aumentar o número de cidadãos a desenvolver as suas capacidades motoras, a qualquer nível.

O programa foi apresentado na Caravela Vera Cruz (APORVELA) como que num regresso ao Século XV, quando os nossos marinheiros começaram a descobrir o mundo, dar novos mundos ao mundo, demonstrando as suas capacidades globais para poder quase dar a volta ao globo para Portugal ser não só o “Rei de Portugal e dos Algares” mas também o Rei da Navegação, da criação de rotas de comércio, de acções de pacificação e transmitir valores que, ainda hoje, são reconhecidos por muitos países, em especial do Oriente.

Caravela que está a preparar-se para comemorar os 500 anos da primeira circunavegação de Fernão Magalhães, tentando seguir pela mesma rota então feita por uma “casquinha de noz”, como são “baptizados” este tipo de barcos, porque pequenos para “lutar” contra ventos e mares e que originaram mortes e afundamentos nos idos tempos de 1.500. Os Heróis do Mar – como se escreve e se canta na pauta do Hino Nacional.

É sabido – muitas campanhas tem sido feitas ao longo dos anos, em especial desde que soaram os “alarmes” de que a população mundial (para o caso específico a que respeita à Europa) se tornou mais sedentária (estar em casa vendo TV, jogos electrónicos mais recentemente) – que a falta de actividade física se tornou um dos principais focos de “doença” em Portugal, motivo que levou o governo a criar (IPDJ e Direcção Geral da Saúde) um programa específico para o aumento dessas actividades, de que é exemplo primordial os médicos receitarem a actividade física como de um medicamento se tratasse.

20set_1562

JCMyro / CN

Mas, tudo junto, ainda é uma pequena gota de água no oceano em relação à população portuguesa (e restantes países europeus), o que é sufragado pelo Eurobarómetro (Março de 2018) que, entre 2013 e 2017, “a tendência dos níveis de participação em actividades desportivas tem vindo a diminuir por toda a Europa!”.

Por exemplo, na União Europeia (EU), 46% da população (a partir dos 15 anos) afirmou nunca praticar desporto ou actividade física. Em Portugal, a percentagem subiu para 68%.

Sobre a frequência de outras práticas (andar de bicicleta, dançar, fazer jardinagem), na Europa 35% responderam que nunca praticaram este tipo de actividades; em Portugal, a percentagem é de 64%, a que corresponde a um Portugal quase “inerte” (a par da Grécia e da Bulgária”, que apresentam os índices mais baixos de actividade física e desportiva.

Sintomático. Grave, muito grave, para a saúde pública e para o futuro de Portugal!

Daí o início deste processo (2015) que, pelos dados recolhidos e analisados, os resultados não são nada animadores.

Por isso, a Semana Europeia do Desporto é uma resposta a este desafio e tem como objectivos fulcrais a promoção e participação em actividades física e desportivas e o aumento da atenção sobre os seus benefícios. A Semana (melhor, todas as actividades programadas) é para todos, independentemente da idade, género ou nível de aptidão física.

Como temas para esta Semana Europeia, temos; educação, local de trabalho, actividades de ar livre, clubes desportivos, ginásios e academias.

Desportistas como os campeões olímpicos Carlos Lopes e Rosa Mota, o bronzeado Olímpico Nuno Delgado e campeões e medalhados como Fernando Pimenta, Naide Gomes, Jorge Pina, Rui Silva, Patrícia Matos e Ercília Machado são alguns dos Embaixadores deste ano.

Esta sexta-feira, a actividade desenvolveu-se em Braga, com o Dia Internacional do Desporto Universitário, e por todo o país no que respeita aos ginásios e academias.

Na segunda-feira, o desporto inclusivo terá lugar no Complexo Desportivo do Jamor, que estará em Braga na quinta-feira; na terça-feira, o desporto no local do trabalho terá lugar no Estádio Nacional, enquanto Melgaço recebe a apresentação do Sistema Nacional de Informação Desportiva; quarta-feira será em todos os municípios do país; na sexta-feira, no Estádio Nacional, será o dia europeu do desporto escolar; no sábado (Praça do Comércio) será a Noite #BeActive, ao mesmo tempo que Braga (Cidade Europeia do Desporto) receberá o dia do Professor de Educação Física e Lisboa terá ainda o Dia Mundial do Coração (INATEL). O encerramento será no domingo, dia 30, no Algarve, com um evento de multiactividades em vários municípios.

Importa, por isso, estar activo. Pela sua saúde!

Foi isso que João Paulo Rebelo, Secretário de Estado da Juventude e Desporto, também salientou na apresentação, incentivando “todos à prática da actividade física e do desporto, pelo bem-estar que provoca do ponto de vista físico e, essencialmente, psíquico!”.

O programa completo pode ser consultado na página do wwwipdj.pt”.

 

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.