Sexta-feira 26 de Abril de 2024

Sporting perdeu em Braga, que lidera com Benfica

SportingQarabagh_H0P1355Completada a quinta ronda da Liga NOS – depois de quinze dias de intervalo para a Taça da Liga e da selecção – bem se pode dizer que o Sporting perdeu “gás” e saiu de Braga com uma derrota que levou o clube de Alvalade a fixar-se no quinto posto, a três pontos do par constituído por Benfica e Braga, com os da Luz na liderança face a um goal-average (12-3 contra 12-6) mais favorável.

No jogo na “Pedreira” os leões não conseguiram “soltar-se” e acabaram por saírem derrotados, porquanto – apesar do equilíbrio verificado – foram os bracarenses a aproveitar um dos erros cometidos pela formação leonina, quando Montero perdeu a bola a meio campo e esta ficou na posse de Eduardo (que entrara quatro minutos antes) que arrancou pela esquerda e, na linha pequena área, centrou para dentro da grande área e para trás, onde surgiu, sem marcação, um Dyego Sousa a marcar (66’) sem dificuldade o quinto golo no campeonato e passar a liderar a lista dos melhores marcadores.

A primeira grande oportunidade surgiu para o Sporting de Braga, quando (15’) João Novais rematou à figura do guarda-redes leonino, jogador que (30’) rematou ao lado do poste. Do lado do Sporting, Bruno Fernandes (35’), na marcação de um livre, levou a bola à cabeça de Nani que obrigou o guardião bracarense a desviar a bola para canto, quando esta estava em voo para o canto superior direito da sua baliza.

No segundo tempo, Bruno atirou forte (49’) mas ao lado, aliás como o fizeram outros colegas de equipa, dado que o Sporting rematou sete vezes ao lado e apenas três para a baliza ao longo de todo o jogo, contra os seis remates para a baliza feitos pelos bracarenses, juntando ainda mais quatro remates ao lado.

Abel, técnico do Braga foi mais astuto e fez alterações mais consentâneas com a “vontade de ganhar” (a entrada de Eduardo foi crucial), enquanto o Sporting continuou no mesmo ritmo, isto é, sem saber criar espaço de manobra ofensiva, sem pontas de lança a funcionar em pleno Nani e Montero não se entendem) e Bruno Fernandes marca tudo, vai a tudo, mas tem acertado pouco.

Dentro desta perspectiva, Jovane devia ter sido lançado mais cedo (entrou apenas aos 77’, ainda por cima para fazer sair Nani), o que terá sido contraproducente, uma vez que o Sporting precisava de golos, devendo reforçar o ataque e não reduzi-lo, como acabou por acontecer.

Raphinha está de pedra e cal e é quem “desequilibra” o adversário, mas desta vez não teve a ajuda de ninguém, tendo remato duas vezes ao lado e uma por cima da barra.

E foi precisamente Jovane que (90+2’) ainda criou “suspense” ao atirar ao lado um potente remate que podia ter saído directamente para golo.

Perdidos dois pontos que não colocam o Sporting afastado de coisa nenhuma mas há algo que tem ser feito para marcar golos e não estar à espera que surjam de jogadas fortuitas.

Nos outros jogos da ronda cinco, o Benfica – apesar de algumas dificuldades e contrariedades (leão de João Félix) – conseguiu ultrapassar (2-0) um aguerrido Desportivo das Aves, enquanto o F.C.do Porto foi a Setúbal vencer (2-0) com alguma dificuldade.

O Chaves foi derrotar (2-1) o Boavista no Bessa, enquanto o Rio Ave foi a Ponta Delgada vencer (3-1) o Santa Clara.

Marítimos e Belenenses empataram (0-0) no Funchal, tal e qual o Nacional foi conseguir a Vila da Feira, com o Tondela a superiorizar-se (2-0) ao Moreirense.

Num jogo também emotivo e vibrante, o Portimonense recebeu e derrotou (3-2) o Vitória de Guimarães.

Por graça (ou não), esta ronda foi a que menos golos (19) rendeu em relação às cinco jornadas cumpridas, seguindo-se a 4ª (20 golos),a terceira (27), a primeira (28) e a segunda (30), que é a recordista, pelo menos para já.

Na classificação, Benfica e Braga somam 13 pontos; seguidos do F. C. Porto (12); Rio Ave, Sporting e Marítimo (10); Feirense (8); Belenenses, Guimarães e Chaves (6); Tondela e Santa Clara (5); Setúbal, Boavista, Portimonense, Nacional e Moreirense (4) e Desportivo das Aves (1).

Dyego Sousa (Braga) é o melhor artilheiro, com 5 golos (média de um golo por jogo), seguido de Aboubakar (Porto) e Pizzi (Benfica), ambos com 4; Bryan Róchez (Nacional) e Nani (3).

A ronda seis começa esta quinta-feira com o Chaves-Benfica; o F.C.Porto-Tondela joga-se na sexta-feira e, no sábado haverá três jogos: Moreirense-Farense, Rio Ave-Boavista e Sporting-Marítimo. Domingo haverá outras três partidas: Nacional-Santa Clara, Guimarães-Setúbal e Belenenses-Braga. Fecho na segunda-feira com o Aves-Portimonense. Calendário diferente do habitual porquanto para a semana haverá jogos das taças europeias.

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.