Quinta-feira 28 de Março de 2024

Projecto Eurofit encerrou com lançamento de modelo de licenciamento em evento europeu

FMH-EUROFIT-Foto-4-12-18O projecto internacional EuroFIT, que contou com a participação de investigadores da Faculdade de Motricidade Humana, chegou ao fim e o balanço é muito positivo. Graças a este projecto, mais de 1.100 pessoas, que participaram voluntariamente no programa, adoptaram não só uma alimentação mais saudável e equilibrada, como passaram também a praticar mais exercício físico, combatendo, deste modo, o sedentarismo e melhorando a sua saúde física e mental.

O evento, que celebrou o sucesso deste projecto, decorreu na Scotland House, em Bruxelas, numa cerimónia organizada pela Healthy Stadia, com o apoio da União Europeia que juntou clubes de futebol europeu de primeira liga, federações nacionais, representantes da Organização Mundial de Saúde, da Comissão Europeia e da UEFA, entre outros.

A iniciativa, para além da apresentação do projecto sob o prisma não só científico, mas também dos clubes que o adoptaram, dos participantes e das organizações envolvidas, de entre as quais a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), pretendeu apresentar o modelo de licenciamento, disseminação e adopção futura do programa, dentro e fora da Europa.

Lançado em 2013, o EuroFIT – European Fans in Training – foi um programa inovador e revolucionário que pretendeu, através do futebol, incentivar fãs de vários clubes a adoptarem novos hábitos alimentares e a praticarem exercício físico com regularidade. O programa contemplava 12 sessões, durante as quais os participantes eram desafiados, não só a praticar exercício físico, com o apoio dos treinadores dos respectivos clubes, mas também a discutir e reflectir, em grupos de discussão, sobre os comportamentos ligados à saúde (alimentação, exercício e consumo de álcool).

Em Portugal, o EuroFIT foi implementado em diversos clubes de futebol, nomeadamente no Futebol Clube do Porto, no Sporting Clube de Portugal e no Sport Lisboa e Benfica, numa primeira fase, e no Rio Ave e no Sporting Clube de Braga, numa segunda etapa, com resultados muito significativos.

De acordo com os investigadores, o objectivo fundamental do EuroFIT passa por “estabelecer pontes de ligação entre os sistemas da Saúde, do Desporto e Científico”, tornando os clubes de futebol e os recursos que os envolvem “parceiros ativos na resposta ao problema do sedentarismo e às suas consequências sociais”.

Em vigor de 2013 a 2018, o EuroFIT foi desenvolvido e implementado por um consórcio constituído por vários centros de investigação e universidades de inúmeros países, como Portugal, Holanda, Reino Unido e Noruega.

Em Portugal, o projecto contou com a participação da Faculdade de Motricidade Humana e da FPF, que apoiou a fase de disseminação e teste em mundo real do programa, incluindo a sua implementação nas instalações da cidade do Futebol, entre outras iniciativas. Para a FPF, o EuroFIT será, no futuro, um “componente chave” na estratégia nacional de promoção da actividade física.

 

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.