Segunda-feira 29 de Abril de 2024

Millennium Estoril Open’2019 está à porta

EstorilOpenFinal_41J0024

Carlos Palma / CN

Depois da eliminação (logo na primeira ronda) em singulares e de ter chegado aos quartos-finais nos pares – o que alcançou pela segunda vez, desta vez no ATP 1000 Rolex Monte Carlo – João Sousa, o melhor português de sempre, está de regresso a Portugal e a um local onde atingiu o auge ao vencer o Millennium Estoril Open o ano passado.

A uma semana do início de uma nova edição do mais cotado torneio que se efectua no país, João Sousa vai ter de “esgalhar” para poder repetir a proeza, considerando ainda que o quadro de presenças, em termos globais, é o mais forte de sempre.

Pablo Carreño-Busta (Espanha), vencedor em 2017, finalista em 2016 e meio-finalista em 2015 e 2018, é outra das estrelas presentes, beneficiando do “wild card” atribuído pela organização, tal como João Sousa.

Tendo no currículo três títulos em seis finais ATP (singulares), sendo que também na variante de pares já conquistou três títulos (um deles ao lado do campeoníssimo Rafael Nadal), foi ainda cinco vezes finalista, com destaque para o US Open de 2016, ao lado de Guillermo Garcia-Lopez, e para o Masters 1000 de Roma em 2018, com João Sousa, ajudando o vimaranense a estabelecer mais um feito histórico para o ténis português.

O espanhol encontra-se no 27º posto na presente época e é o 6º na linha dos melhores para o Estoril Open, que é encabeçado pelo sul-africano Kevin Anderson (7º), seguido do grego Stefanos Tsitsipas (8º), do italiano Fabio Fognini (18º), doo francês Gael Monflis (19º) e do australiano Alex de Minaur (25º).

EstorilOpen_CipollaGil_14

Carlos Palma / CN

Quanto aos portugueses e depois de João Sousa ter tido entrada directa no quadro principal e de Pedro Sousa já ter sido agraciado com um convite para a melhor grelha, João Domingues e Gastão Elias ficaram longe da entrada na fase de qualificação: o tenista de Oliveira de Azeméis surge no 15º posto na lista dos ‘alternates’, enquanto o jogador da Lourinhã está 23 lugares fora.

Entre os participantes no qualifying, destaca-se a qualidade e o currículo de Pablo Andujar e Pablo Cuevas na terra batida, a presença do controverso australiano Bernard Tomic e do seu emergente jovem compatriota Alexei Popyrin (que esteve em grande evidência nas primeiras rondas do Open da Austrália), a participação do britânico Daniel Evans (teve três match-points para ganhar o seu primeiro título ATP Tour, na recente final de Delray Beach) e o regresso do espanhol Roberto Carballes-Baena (que só perdeu no tie-break do terceiro set nos quartos-de-final da edição transacta, face a Stefanos Tsitsipas).

 

O Millennium Estoril Open decorrerá de 27 de Abril a 5 de Maio e os bilhetes estão à venda nos locais habituais, sendo que para o dia 1 (sessão diurna), o sábado (4) e o domingo (5) já têm lotação esgotada! Ainda há bilhetes para os restantes dias onde a competição emergirá jogo a jogo.

Segundo as estimativas as condições atmosféricas são favoráveis a partir da próxima quarta-feira, pelo que se admite que não haja chuva, o que será excelente.

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.