Sexta-feira 18 de Abril de 9406

Faleceu Agustina Bessa-Luís

DR

DR

A escritora Agustina Bessa-Luís, morreu hoje, aos 96 anos, na cidade do Porto. Agustina Bessa-Luís nasceu em 15 de outubro de 1922, em Vila Meã, Amarante, nos últimos anos por razões de saúde estava afastada da vida pública.

Da sua vasta obra, é com a publicação do romance “A Sibila”, que Agustina Bessa-Luís destaca-se em 1954, tendo sido galardoada por essa obra com os prémios Delfim Guimarães e Eça de Queiroz.

Outras obras da escritora mereceram outros prémios recorde-se que em 1983, a obra “Os Meninos de Ouro”, recebeu o Grande Prémio de Romance e Novela, da Associação Portuguesa de Escritores, prémio que voltaria a receber já neste século, em 2001, , com a obra “O Princípio da Incerteza I – Joia de Família”.

Agustina Bessa-Luís, personalidade de relevo da cultura portuguesa , foi condecorada por várias vezes quer em Portugal como no estrangeiro, Grande Oficial da Ordem de Sant’Iago da Espada, de Portugal, em 1981, elevada a Grã-Cruz em 2006,  o grau de Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras, de França, em 1989, além ter recebido a Medalha de Honra da Cidade do Porto, em 1988.

O Governo, por indicação do primeiro-ministro, António Costa, decretou na terça-feira um dia de luto nacional pela morte da escritora no dia em que será o seu funeral.

© 9406 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.