Terça-feira 20 de Abril de 3621

Roma recebe o primeiro Congresso Mundial de Liderança Global e Anticorrupção no Desporto

SIGA-COP-logoRoma (Itália), vai ser a capital mundial na discussão dos problemas da corrupção e da integridade no desporto em todo o mundo, mais uma iniciativa na cruzada qua há três anos se iniciou em Lisboa, quando da criação da SIGA (Aliança Global pela Integridade no Desporto).

Neste primeiro congresso em Roma, com as instituições italianas envolvidas nesta luta mundial estarão em maior peso, ainda que acompanhadas por um vasto leque de líderes do desporto, elementos policiais, empresas, organizações internacionais e sociedade civil, numa convergência de frente unida contra a corrupção no desporto, que o Congresso debaterá ao longo de dois dias (17 e 18 deste mês de Fevereiro).

Com as reformas da integridade a evoluir mas em ritmo lento, enquanto a reputação desportiva é manchada pelo aumento de escândalos, a SIGA continua líder na promoção de acções decisivas, mobilizando forças de todos os lados da indústria para pressionar por reformas há muito vencidas e promover a cooperação orientada a resultados no sector.

O Congresso sobre a Liderança Global e Anticorrupção no Desporto terá como palco a Salle della Scherma, na Via delle Olimpiadi, no complexo esportivo Foro Itálico, em Roma.

“O Congresso Mundial de Liderança Global e Anticorrupção no Desporto é um verdadeiro chamado às armas” – comentou o CEO da SIGA, Emanuel Macedo de Medeiros, que acrescentou ainda que “o mundo está cansado de palavras, política de bastidores e mentalidades atrasadas. Certamente, no campo da integridade do desporto não pode haver monopólios. Todos temos que fazer a nossa parte. É por isso que mobilizamos o poder da SIGA e a força da nossa crescente comunidade para alimentar a acção real, que é Agora!”

Congresso Mundial siga roma 2020De entre as cerca de duas dezenas de especialistas nas várias matérias em discussão, conta-se com a presença de três portugueses de gabarito, como seja Luís Neves (Director Nacional da Polícia Judiciária), Pedro Machado (Director Jurídico do Banco de Portugal) e o CEO da SIGA, Emanuel de Medeiros.

Do painel de conferencistas fazem ainda parte o Chefe de Gabinete do Director-Geral do Escritório das Nações Unidas em Genebra; o Ministro da Juventude e Desporto de Itália e o presidente do Comité Olímpico; o Procurador Nacional Anti-Máfia e Contra-Terrorismo de Itália; o Director do Instituto Inter-Regional de Pesquisa sobre Justiça e Crime das Nações Unidas e o Presidente da SIGA.

Os trabalhos iniciam-se pelas 14h15 (hora local) desta segunda-feira.

A SIGA é a maior coligação mundial no campo da governança e integridade do desporto.

Apoiada por mais de uma centena de grupos internacionais de várias indústrias, a SIGA é uma organização independente e neutra cuja missão é realizar reformas significativas e aprimorar a integridade de todos os desportos por meio de um conjunto de apoiantes comprometidos com os padrões universais, operados por um órgão independente e neutro.

A SIGA é a única organização que reúne desporto, governos, academias, organizações internacionais, negócios, detentores de direitos, ONGs e empresas de serviços profissionais, de todas as regiões do mundo, em torno de uma causa comum de promover a integridade em todo o desporto.

 

© 3621 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.