Sábado 19 de Abril de 3738

Governo italiano reconhece bónus de 600 euros para jornalistas que não podem trabalhar devido ao Coronavírus

De acordo com a notícia veiculada pela AIPS (Associação Internacional de Imprensa Desportiva) no respectivo site, o governo de Itália deliberou atribuir um bónus no valor de 600,00 euros a todos os jornalistas profissionais e não profissionais que não tem permissão para trabalhar, reportando pelo menos ao mês de Março findo.

BELGIUM-EU-SUMMITEsta decisão foi tomada no seguimento do pedido formulado pela Associação de Jornalistas da Lombardia (a zona mais afectada do país em termos de Covid-19), podendo os jornalistas com direito a receber preencher e entregar o respectivo questionário até ao final deste mês de Abril.

Segundo a referida nota informativa, a AIPS dá conta “de que os incontáveis ​​desdobramentos da emergência de Coronavírus também atingiram o sector de informação, que é considerado um dos serviços essenciais pelos governos democráticos. Muitos jornalistas, especialmente freelancers, colaboradores ocasionais, trabalhadores temporários e milhares de colegas que exercem a profissão com coragem, mas sem protecção, de repente se vêem “congelados” ou até abandonados”.

aips Assinala ainda a AIPS que “não é hora de cantar vitória mas apenas de colocar os pés firmemente no chão. Mas duas considerações devem ser sublinhadas. Primeiro: o bónus de € 600 (que esperamos seja replicado nos próximos meses) não é conclusivo, mas um alívio temporário para o mundo da informação nestes tempos difíceis. Segundo: ao ampliar o escopo dos beneficiários, o papel dos jornalistas também será reconhecido como fundamental e, por esse motivo, devem ser protegidos e ajudados”.

Uma medida que talvez seja de replicar em Portugal, face aos problemas que tem surgido nalguns órgãos de comunicação social, que levaram à redução de salários e, eventualmente, à redução de quadros humanos.

 

© 3739 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.