Sexta-feira 20 de Abril de 3640

Governo da Roménia apoia imprensa com 40 milhões de euros

aipsSegundo uma notícia veiculada pela AIPS (Associação Internacional de Imprensa Desportiva) e subscrita perlo presidente da Associação Nacional de Jornalistas de Desporto da Roménia, Dumitru Graur, o governo romeno aprovou uma ajuda de 40 milhões de euros à imprensa para os próximos quatro meses, ou seja, dez milhões por mês.

Metade dos fundos será atribuída aos canais de televisão e um quarto aos sites. Este auxílio surge como uma forma de “campanha de informação pública sobre a prevenção e controlo da propagação do coronavírus, bem como a campanha de informação pública sobre o reinício das actividades económicas e sociais após o fim do estado de emergência”.

Uma ajuda sem dúvida importante, porquanto tal como em tantos países da Europa e do mundo, o jornalismo desportivo na Roménia atravessa tempos difíceis nos dias de hoje.

Os fundos serão atribuídos da seguinte forma:

- 55% para tv (47% para Nacional e 8% para Local)

- 23% para as publicações online

- 12% para as estações de Rádio (8% para Nacional e 4% para locais)

- 5% para a imprensa escrita

- 4% para o exterior

- 1% para a criação de materiais de campanha

Para o efeito, o Governo romeno estabeleceu alguns critérios para que cada empresa de imprensa receba o auxílio, a saber:

- Não devem ter dívidas ao Estado;

- Devem ter pelo menos dois trabalhadores com contratos ou direitos de autor durante, pelo menos, seis meses antes do estado de emergência ter sido declarado;

- Devem ter trabalhado continuamente durante pelo menos seis meses antes do estado de emergência.

O Presidente do país, Klaus Iohannis, reiterou que o estado de emergência será levantado no dia 15 de Maio e que o país começará a “relaxar” algumas das restrições.

Isto implica que os profissionais do desporto possam retomar a actividade.

© 3641 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.