Sexta-feira 26 de Abril de 2024

Sede do Comité Olímpico completou vinte anos no antigo Salão Portugal

DR / COP

DR / COP

Nesta segunda-feira (11 de Maio), completaram-se vinte anos da inauguração da actual sede do Comité Olímpico de Portugal (COP), na Travessa da Memória, n.º 36-38, Ajuda, em Lisboa.

A inauguração contou com a presença dos mais altos dignitários políticos e desportivos nacionais, como o Presidente da República, Jorge Sampaio, o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, João Soares, e o Secretário de Estado do Desporto, Vasco Lynce, entre outros.

O Comité Olímpico Internacional (COI) esteve representado pelo seu presidente de então, Juan Antonio Samaranch, que no decorrer da cerimónia condecorou a Campeã Olímpica Rosa Mota com o mais alto galardão desportivo atribuído pelo COI, a Ordem Olímpica.

A sede do COP é um projecto arquitectónico da J. A. Arquitectos (Julião Azevedo, Paulo Azevedo, Luís Durão e Isabel Azevedo), que manteve a fachada principal do edifício devoluto existente no local, o antigo cinema “Salão Portugal”.

Inaugurado em 1928, este espaço cultural tinha como objectivo a exibição de filmes e a apresentação de actos de variedades, com exploração comercial a cargo do proprietário, José Nicolau Veríssimo, até 1935, altura em que passou para a esfera da Sociedade Geral de Cinemas, Lda. No ano seguinte, o “Salão Portugal” é remodelado e passa a dispor de 510 lugares, entre a 1.ª plateia com 340 lugares, a 2.ª plateia com 80, balcão com capacidade para 136 espectadores e 12 camarotes.

No início dos anos 50 do século XX, o cinema começa a perder público e entra em dificuldades financeiras, que culminam com o fechar de portas, em 1977.

De portas fechadas, o edifício devoluto ficou praticamente em ruínas, até que em meados de Março de 1998 surgem as primeiras conversas sobre a possibilidade de se edificar uma nova sede para o COP.

Por ocasião da Exposição Mundial – Expo 98, realizada em Lisboa, é assinado, a 8 de Junho desse ano, na presença do presidente do COI, o protocolo de direito de superfície, por um período de 50 anos, com a Câmara Municipal de Lisboa, sobre o prédio “Salão de Portugal” e área envolvente.

DR / COP

DR / COP

O referido documento foi alterado mais tarde (2004) com o período de cedência a passar para 70 anos, e que foi aprovado, em última instância e por unanimidade, pela Assembleia Municipal, na sessão extraordinária realizada no dia 4 de Janeiro de 2005, no edifício do antigo cinema Roma, na Avenida com o mesmo nome, ainda hoje sede da referida Assembleia.

Após a realização de diversas reuniões, nos meses de Setembro e Outubro, deu-se início ao projecto de execução em Novembro de 1998.

Porque o Átrio de Entrada foi considerado o elemento fundamental para a nova sede do COP, foi a partir dele que se criaram as várias propostas e soluções arquitectónicas. Em maio de 1999, iniciaram-se as demolições do “Salão Portugal”, no entanto, a casa do n.º 34 e a loja existente no prédio n.º 36 mantiveram-se àquela data. A primeira, porque ainda era habitada e a segunda porque, segundo consta, não aparecia o proprietário da loja.

A recuperação do “Salão Portugal” manteve o desenho original da fachada e do telhado em toda a frontaria, justapondo-se-lhes uma nova construção na zona posterior do lote com um carácter moderno e actual.

Com a demolição do prédio correspondente ao n.º 36 ampliaram-se as áreas ajardinadas contíguas ao edifício, valorizando-se a zona envolvente da Igreja da Memória.

Ao longo dos seus 108 anos de existência, o Comité Olímpico de Portugal, designado como Comité Olímpico Português até à realização da Assembleia Plenária de 4 de Junho de 1992, teve a sua sede social em diversos pontos da cidade de Lisboa: na Rua Braamcamp, onde actualmente está instalado o Tribunal Arbitral do Desporto; e em Algés, de 1992 a 2000, em espaço cedido pela Câmara Municipal de Oeiras e que é actualmente a sede da Confederação do Desporto de Portugal.

Um belo edifício que pondera aumentar de “volume” (com a criação de um Museu) e a “cercar” um jardim onde poderá também ser construída uma piscina, projecto que tem vários anos e que ainda não saiu da “gaveta” por ausência de financiamento.

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.