Quarta-feira 24 de Abril de 2024

Duarte Benavente sagrou-se o primeiro campeão mundial português de Motonáutica

Mais cedo do que era esperado – devido a determinadas peripécias– o sonho de Duarte Benavente começou a cumprir-se para se consagrar como o primeiro piloto português campeão do mundo de Fórmula 2, na Motonáutica.

Benavente tinha a”pole position” e dela soube beneficiar, partindo de forma exímia e comandando a prova com categoria. Foi, de facto, um momento de grande brilhantismo de um piloto que há muito procurava esta consagração. O pai, Mário Benavente, ajoelhou-se, extremamente emocionado, e benzeu-se, mal se confirmou o título do filho.

FP Motonáutica

FP Motonáutica

Ao site da Federação Portuguesa de Motonáutica, Benavente sublinho que “dedico este título ao presidente Paulo Ferreira e à sua família. Ele foi muito importante no enorme apoio que me deu. Dedico também à minha família, ao Sport Clube Marítimo que apostou em mim, aos meus patrocinadores, enfim, nada disto se faz sozinho”.

Vila Velha de Ródão, local onde se disputou este mundial, acordou triste e muito chuvosa, de tal forma que Pelle Larsson, director da prova, se viu obrigado a antecipar em duas horas o início do terceiro e último Grande Prémio do Mundial de Fórmula 2 de Motonáutica, porquanto devido à covid-19 realizaram-se apenas três provas, sendo que etapas como as de Abu Dhabi, Rússia ou Itália não se efectuaram.

Duarte Leitão Maia Benavente, 49 anos, é de Lisboa mas vive em Azeitão, e é um autêntico CR7 da motonáutica portuguesa. Tendo-se iniciado em 1989 na modalidade, Benavente foi quarto classificado no campeonato nacional de S850/F4 em 1990, sendo que entre 1991 e 1998 foi oito vezes consecutivas campeão nacional desta classe, tendo ainda sido três vezes campeão ibérico, em 1995, 1996 e 1997. No ano seguinte, em 1998, sublinhe-se o título de campeão europeu nesta mesma S850/F4, tendo, em 2001, chegado a campeão do Mundo.

Duarte Benavente, claramente a grande bandeira da motonáutica lusa, ainda competiu alguns anos na classe rainha, a F1, tendo alcançado a melhor classificação, um sexto lugar, em 2000.

Mais recentemente decidiu apostar na F2, a segunda classe mais importante e o objectivo era muito claro: ser campeão do mundo. A isso o “obrigava” o segundo lugar conquistado em 2019.

Paulo Ferreira, presidente da Federação, que estava ufano por este inaudito êxito, salientou que “estou entusiasmado, eu sou um entusiasta, e trabalhei muito para obter este título e agora é tempo de celebrar, é a primeira vez que temos um campeão do mundo em Portugal”, tendo acrescentado que “tinha como objectivo fazer obras na sede da federação e fiz, queria apoiar a formação e está a ser feito, e agora era ter um campeão do mundo, consegui-o. Sinto-me muito feliz. Hoje é um dia muito especial para a motonáutica portuguesa”.

FP Motonáutica

FP Motonáutica

Duarte Benavente somou 20 pontos, depois de uma luta “metro a metro” com o lituano Edgaras Riabko (15), que chegou ficou a 26,609 s), completando o pódio o britânico Owen Jelf (12) e a 29,201. Sami Selio, dos Emiratos Arabes Unidos somou 9, a 30,433 e o monegasco Giacomo Sacchi, 7 e a 40,400, fechou na quinta posição.

Na classificação final do campeonato do mundo de Fórmula 2, Benavente somou 55 pontos, com o lituano no segundo lugar (42) e o britânico no terceiro (34).

 

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.