Sexta-feira 19 de Abril de 8097

Fundação do Desporto e Jogos Santa Casa apoiam projecto “Conhecer Mais para Incluir Melhor”

A Revista Científica da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência, intitulada “Desporto e Actividade Física para Todos” que, em regra, tem uma publicação anual, tem o objectivo de oferecer oportunidades de divulgação dos trabalhos científicos de professores, investigadores e alunos de Universidades e Institutos Superiores.

FundDesporto-FederaçãoDeficientes-03-12-2000O incentivo à investigação é, igualmente, garantido pela atribuição de um prémio, ao qual concorrem todos os autores que pretendam submeter trabalhos para a Revista.

Os autores dos trabalhos publicados na Revista são ainda convidados a apresentar e debater os seus artigos no Seminário que a FPDD realiza anualmente. Desta forma pretende-se, não só, divulgar a Revista no meio científico nacional e internacional como, também, promover a partilha de informação entre instituições do Ensino Superior, Federações, Clubes e todos os agentes desportivos.

Daqui nasceu o interesse da Fundação do Desporto em apoiar esta causa e que a levou a celebrar um protocolo de cooperação com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, no eixo de apoio a “projectos de investigação, publicações e edições”.

Em função da análise feita, foi decidido apoiar o Projecto “Conhecer Mais para Incluir Melhor”, uma iniciativa da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência, projecto que integra uma Revista Científica bilingue em português e inglês, cuja 8.ª edição começou a ser difundida a partir deste dia 3 de Dezembro, como habitualmente, no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência e no contexto das comemorações do 32.º aniversário da FPDD (fundada em 7 de Dezembro de 1988).

O projecto inclui, também, a realização de um Seminário anual, habitualmente na primeira semana de Dezembro, que serve, fundamentalmente, para os autores dos artigos publicados na Revista apresentarem os seus trabalhos científicos. Este ano, esta actividade (inicialmente programada para Odivelas – Cidade Europeia do Desporto 2020), foi realizada sob a forma de “webinar”, na tarde do referido dia.

Todos os artigos submetidos para publicação na Revista que foram aceites pela direcção editorial, são avaliados por um Júri nomeado anualmente, com vista à atribuição do primeiro prémio. Caso o Júri assim o delibere, poderá ser decidido atribuir, também, uma menção honrosa.

Este projecto, que se materializa em três iniciativas (Seminário, Revista Científica indexada e prémio de melhor artigo), é único em Portugal, e está aberto às diferentes instituições, desde logo de ensino universitário e politécnico, bem como a autores de diferentes nacionalidades. Por ser bilingue tem potencial para ser difundido por todo o universo lusófono.

Paulo Frischknecht, Presidente do Conselho de Administração da Fundação do Desporto, salientou que “a ciência aplicada à melhoria das condições de vida em Sociedade das pessoas com deficiência é um dos desideratos da Fundação do Desporto. O projecto está, não só, dentro do escopo da acção desta organização, como entronca em pilares basilares do movimento fundacional.”

O Protocolo de Cooperação celebrado entre a Fundação do Desporto e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa assenta em pontos comuns vertidos na missão e valores das entidades. Considerando as necessidades crescentes de colaboração e articulação institucional, por parte de entidades com objectivos estatutários e missões focalizadas no desenvolvimento social, civilizacional e económico, as duas entidades decidiram desenvolver formas de colaboração e intercâmbio mútuos em áreas de reconhecido interesse público, científico, técnico e prático, em especial no que concerne à promoção da saúde, da educação, qualificação e formação e em prol da cidadania.

 

© 8097 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.