Terça-feira 23 de Abril de 2024

UMA NOVA ABORDAGEM À EVOLUÇÃO NOS OCEANOS

Geopark Naturtejo

Geopark Naturtejo

Facebook e fósseis de comportamento animal revelam uma nova abordagem à evolução nos oceanos.

Um novo estudo sugere que a vida nos fundos marinhos tem sido governada ao longo dos últimos 500 milhões de anos pela mesma dinâmica de “mundo-pequeno” que tem sido aplicada ao Facebook e ao Instagram. Geology, considerada a mais impactante revista de geociências nos últimos doze anos, dedica a capa da edição de Junho a este estudo.

Ao longo dos últimos 500 milhões de anos, o comportamento dos animais que vivem no fundo dos oceanos tem evoluído segundo regras que são surpreendentemente análogas àquelas utilizadas no Facebook, Instagram, Twitter e outras redes sociais desenvolvidas nos últimos anos. Esta conclusão inovadora foi descrita por uma equipa multidisciplinar de cientistas coordenada pelo paleontólogo Andrea Baucon (Universidade de Génova, Itália), e que inclui o português Carlos Neto de Carvalho (Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO/investigador do Instituto D. Luiz da Universidade de Lisboa), Gabriele Tosadori (Universidade de Verona, Itália) e Alexandre Antonelli (Royal Botanic Gardens de Kew e Universidade de Gotemburgo, Suécia).

O estudo foi publicado na edição de Junho da influente revista Geology (https://doi.org/10.1130/G48523.1), considerada no Web of Science como a mais impactante revista de geociências nos últimos 12 anos. A revista Geology dedica a capa desta edição ao estudo de Baucon et al. Este estudo combina estruturas de actividade paleobiológica preservadas sob a forma de icnofósseis de 45 sítios paleontológicos espalhados pelo mundo com sofisticadas simulações por computador para explicar uma das hipóteses fundamentais da paleontologia: a divergência evolutiva entre padrões e graus de complexidade observada em icnofósseis de ambientes marinhos de plataforma e abissais.

idanha a nova logoEste estudo contou com o apoio financeiro do Município de Idanha-a-Nova, na sua estratégia para conhecer e valorizar os recursos patrimoniais do concelho

 

 

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.