Sábado 27 de Abril de 2024

Portugal de igual para igual para ser superior à Bélgica

UEFA Euro 2020

UEFA Euro 2020

Este domingo, 27 de Junho de 2021, pode aumentar a história de Portugal pelo mundo, por uma ou outra razão, se bem que desejemos pela melhor, que é ficar apurado para os quartos-de-final do UEFA Euro 2020.

Se tivermos em conta o que se verificou neste sábado no encontro entre a Itália e a Áustria, ficamos com alguns “arrepios” da perspectiva que nos possa assaltar pela frente no jogo frente à Bélgica, país que lidera o ranking europeu, isto é, de que nada será fácil.

Mais. Que qualquer golpe de asa, por mais leve que seja, possa desviar a equipa nacional do caminho que pretende fazer, tendo ainda em conta que, na contabilidade entre os dois países, a história é muito semelhante, pelo que qualquer pormenor, mínimo que seja, poderá ditar uma sorte que não seja a que todos os portugueses desejam.

Como “sofredores” que somos, é certo que estaremos preparados para o que for o melhor, sendo necessário, quiçá, uma dose bem medida de concentração, de astúcia, de visão global (e não sectorial), fugindo sempre ao jogo individualizado.

Uma coisa já é certa: Se Portugal vencer a Bélgica (este domingo, pelas 20 horas), terá pela frente uma Itália que não “mete medo” a ninguém, como se viu, pois só no prolongamento é que resolveu o assunto, com dois golos de rajada (Chiesa e Pessina, respectivamente aos 95’ e 105’), tendo sofrido o primeiro golo do europeu, obtido pelo austríaco Kalajdzic (114’), para confirmar o 2-1 final.

Pese embora os italianos tivessem dominado em todos os sectores (52/48% na posse de bola e 27-15 remates, dos quais 6-3 para a baliza) nem por isso tiveram muita arte para resolver o assunto mais cedo.

Na outra partida deste sábado, a Dinamarca, sempre em crescendo desde a derrota do primeiro encontro da fase de grupos, goleou o País de Gales por um expressivo 4-0 (golos de eDolberg, 27 e 48’; Maehle, 88’ e Braithwaite, 90+4’), numa exibição convincente e que poderá “assustar” os pretendentes aos também quartos-de-final que dão pelo nome de Holanda e República Checa, que jogam (17 horas), este domingo.

Seja pelo que for, que se junte o útil (ganhar) ao agradável (exibição) e que os melhores vençam.

Com desportivismo e fair play!

 

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.