Quinta-feira 25 de Abril de 2024

Goleada ao Besiktas e derrota do Dortmund mantém Sporting na luta pela Liga dos Campeões

SCP_besitas_7011Goleando, esta quarta-feira, os turcos de forma relativamente fácil – venceu lá e cá com quatro golos sem espinhas – o Sporting deu um passo significativo para manter a esperança de se apurar para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões, após a quarta ronda da fase de grupos.

Ainda que tenha entrado em jogo na mó de cima, em termos de posse de bola e de velocidade de cruzeiro, os leões demonstraram que estavam ansiosos de mais pela obtenção de golos, o que acabou por não acontecer nessa fase inicial, apesar das oportunidades que criou, quando Sarabia (8’) a desmarcar Paulinho e este a rematar ao poste, quando tinha a baliza escancarada.

Dois minutos depois sucedeu uma situação idêntica, com os mesmos interventores, demonstrando um Sporting sôfrego sobre a bola mas sem saber como a remeter para a baliza., tal como surgiu (12’) quando Coates, no seguimento de um canto, esteve à beira de marcar mas o guarda-redes resolveu o assunto.

Pior foi o facto de Porro se ter lesionado (16’) num lance contra um jogador turco, que obrigou à sua substituição por Ricardo Esgaio, ainda que a equipa tenha recuperado bem e mantendo a supremacia, se bem que os turcos também criaram algumas situações para a defesa leonina, que acabou por levar vantagem, ainda que com alguma felicidade, que protege os audazes.

Foi assim (28’) que surgiu uma excelente oportunidade para golo que os turcos não aproveitaram e acabaram por caírem numa “teia” que os levou à derrota no espaço de dez minutos.

Pedro Gonçalves (31’) é nitidamente empurrado dentro da grande área do Besiktas por Yilmaz e o árbitro russo Sergei Karasev assinalou de imediato a infracção, correspondente a grande penalidade que, no imediato, Pedro Gonçalves transformou no primeiro golo do desafio.

Sete minutos depois, o Sporting aumentou para 2-0, como novo golo de Pedro Gonçalves, desta vez a isolar-se e mandar a bola para o canto superior interno da baliza do guardião turco (38’), subindo para 3-0 pouco depois, também em jogada bem delineada e rectilínea, com Paulinho a, finalmente (41’), fazer o gosto ao pé e fixar o resultado da primeira parte em 3-0, o que dava para fazer descansar os mais rodados, porquanto há muitos jogos pela frente e há que analisar a situação.

A espaços, o Besiktas também criou algum perigo mas a formação leonina estava coesa e safou tudo o que podia, mantendo a baliza de Adán inviolável.

No segundo tempo, Sarabia cruzou largo para Ricardo Esgaio, mas a bola não conseguiu entrar na baliza dos adversários, jogador que acabou por ter a felicidade de (53’) chegar ao 4-0 ao recarregar a bola que tinha sido rechaçada pela defesa.

O Besiktas (67’) aproximou-se da pequena área e Ghezzal chutou para cima da barra, tendo passado o perigo, aproveitando o Sporting por retorquir numa toada sempre rápida e após as substituições, mas os efeitos não foram surtindo nada de palpável, pelo que o resultado se manteve nos 4-0 até final do jogo.

Um resultado que corresponde à realidade das estatísticas, com os leões a fazer mais remates 14-12, dos quais 7-4 para baliza, o que confirma a superioridade sportinguista, que redundou nos 59/41% de posse de bola.

Assim sendo, o triunfo do Sporting foi claro e aproveitou a derrota (1-3) do Dortmund, no seu campo, frente aos holandeses do Ajax, que lideram o grupo com 12 pontos – já apurados para os oitavos de final – à frente do Dortmund e do Sporting, ambos com 6 pontos, e do Besiktas, com 0, ficando eliminado das Ligas dos Campeões e UEFA.

Na próxima jornada, em 24 deste mês de Novembro, o Besiktas recebe o Ajax e o Sporting joga em Alvalade frente ao Dortmund.

O Sporting alinhou com Adán; Feddal, Coates e Gonçalo Inácio; Porro (por lesão, Ricardo Esgaio, 16’), João Palhinha, Matheus Nunes (Daniel Bragança, 60’) e Matheus Reis (Rúben Vinagre, 69’); Sarabia, Paulinho (Nuno Santos, 60’) e Pedro Gonçalves (Jovane, 69’).

No lado do Besikas, jogaram Destanoglu; Uysal, Welinton, Montero (Alex Teixeira, 46’) e Yilmaz; Topal e Souza; Ghezzal (Tore, 76’), Hutchinson (Uçan, 61’) e Larin (N’Sakala); Karaman.

 

ACMilan vs FCP_4002F. C. do Porto também em vantagem no grupo B

 

Ao empatar (1-1) em Milão, o F. C. do Porto ganhou um ponto de vantagem sobre o Atlético de Madrid, aproveitando o triunfo (2-1) do Liverpool sobre o Atlético de Madrid.

O golo dos portistas foi marcado por Luis Diaz (6’), tendo os italianos empatado (61’).

O Liverpool soma 12 pontos (apurado para os oitavos), seguindo-se o F. C. Porto, com 5 e o Atlético de Madrid (4), com o Milão em último, apenas com um ponto.

A próxima ronda está marcada para 24 de Novembro, com os portistas a viajar até Liverpool e o Atlético de Madrid a receber o Milão.

 

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.