Domingo 05 de Maio de 2024

Gonçalo Ramos deu vitória a Portugal em Lárnaca para o europeu sub21

FPF-EuroSub21-Goncalo Ramos-12-11-2021

FPF

Gonçalo Ramos foi o herói da selecção lusa de sub21 que, esta sexta-feira, venceu o Chipre, a contar para a fase de apuramento para o europeu de futebol de 2023, partida que se disputou na cidade de Lárnaca.

A primeira parte começou com uma oportunidade para cada equipa: primeiro, o estreante Gonçalo Inácio ameaçou o golo aos 2’, sendo que o Chipre respondeu logo a seguir, aos 5’, por Karamanolis.

Depois deste início agitado, Portugal começou a controlar os acontecimentos a meio-campo e foi ganhando ascendente na partida, circulando a bola com velocidade para tentar encontrar espaço no último reduto da formação orientada por Ioannis Okkas. O futebol fluído da equipa nacional nesta fase da partida resultou no golo de Gonçalo Ramos, que conseguiu (15’), na sua 40.ª internacionalização, uma excelente finalização após assistência de André Almeida. Foi a 16.ª vez que o avançado introduziu a bola nas redes adversárias com a camisola das Quinas, a 6.ª pelos sub-21.

Na segunda parte, um pouco mais equilibrada, os cipriotas venderam cara a derrota. Para além de terem confirmado a consistência defensiva (ainda não tinham sofrido golos na qualificação), ainda mostraram capacidade de colocar em sentido a organização defensiva portuguesa. No entanto, a partida terminou com factos que indicam superioridade por parte da formação nacional, que teve mais remates, mais posse de bola, mais ocasiões de golo flagrantes e mais cantos. Desta forma, Portugal – a única equipa da fase de qualificação que ainda não sofreu qualquer golo – continua a liderar o grupo D, agora com 12 pontos, que resultam de um percurso cem por cento vitorioso até ao momento.

Nos outros jogos, realizados também esta sexta-feira, a Grécia derrotou, em casa, a Bielorrússia por 2-0 e manteve a segunda posição, com 11 pontos, enquanto a Islândia foi vencer ao terreno do Liechtenstein por um expressivo 3-0, juntando-se ao Chipre no terceiro lugar, ambos com 7 pontos. Bielorrussia (3 pontos) e Liechtenstein está na cauda, com zero pontos.

Portugal e Chipre voltam a encontrar-se na próxima terça-feira, dia 16, no Estádio S. Luís, em Faro. A partida vai contar com transmissão em directo no Canal 11, a partir das 20h15.

Romeu Almeida, o técnico que assumiu a condução da equipa (Rui Jorge esteve impedido por teste positivo ao Covid-19), referiu ao site da FPF que “em primeiro lugar, o grupo queria dedicar a vitória ao Rui Jorge. É o nosso líder e faz-nos falta. Em relação ao jogo, tivemos momentos bons na primeira parte, essencialmente na pressão. Conseguimos recuperar muitas bolas, fizemos um golo assim e até poderíamos ter feito mais”.

Acrescentou ainda que “depois, passámos um bocado do jogo sem tanta bola, mas demos a volta e conseguimos conquistá-la novamente. Acima de tudo, foi uma boa vitória, sendo que, ao longo da segunda parte, podíamos e devíamos ter dado maior qualidade ao nosso jogo”.

Concluiu afirmando que as “estreias de Gonçalo Inácio e Chiquinho foram positivas. Devem sentir um enorme orgulho por representar Portugal. Foi isso que sentiram e estão de parabéns.

 

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.