Sexta-feira 29 de Março de 2024

Portugal quase nos quartos-de-final do Europeu de Futebol de sub17

FPF-Sub17-Nova-Goleada-20-05-2022

FPF

Com o triunfo – o segundo consecutivo – ante a Suécia (4-2), esta sexta-feira, a equipa de sub-21 de Portugal deu um passo importante para se apurar para os quartos-de-final do europeu de futebol de sub-17.

A partida começou com Portugal a pretender assumir o controlo do jogo e João Muniz poderia ter feito o golo através de um cabeceamento na sequência de uma bola parada. Contudo, foi a Suécia a inaugurar o marcador, com Kanga – homem-golo desta equipa – a celebrar mais um neste Campeonato da Europa, com um desvio à entrada da pequena área.

Portugal procurou reagir ao golo e continuou a controlar a partida, arriscando sempre que possível o golo. Dinis Rodrigues (17′), Afonso Moreira (18′) e Rodrigo Ribeiro (24′) estiveram muito perto de inaugurar o marcador para a Equipa das Quinas.

Tanta insistência portuguesa viria a dar frutos aos 33 minutos. Cruzamento magistral de Martim Fernandes para Rodrigo Ribeiro, à entrada da pequena área, cabecear sem hipótese de defesa para o guardião adversário.

A Suécia acusou o golo sofrido e Portugal aproveitou. João Veloso recuperou uma bola à entrada da área e, de trivela, colocou Portugal na frente do marcador, aos 37 minutos, resultado que se manteve até ao intervalo.Na segunda metade, Portugal voltou a procurar dilatar a vantagem e a Suécia procurava travar como podia as ambições lusas. Bishesari, guardião sueco, mostrou-se em evidência aos 48′, com uma grande defesa após remate de Rodrigo Ribeiro e, novamente, aos 56′ após remate de Ussumane Djaló.

Mas João Veloso (60′), após uma grande jogada coletiva, bisou e colocou Portugal ainda mais confortável no marcador.

A Suécia não desistiu de, pelo menos, reduzir a diferença no marcador e conseguiu-o por intermédio de Leonardo Oliveira, recém-entrado na partida, que ao minuto 81′ disparou à entrada da área.

Contudo, a vitória já não fugiria à Equipa das Quinas que, assim, passou a somar seis pontos na tabela classificativa e a assumir a liderança isolada do grupo.

Os quartos de final ficam, assim, a um pequeno passo. Portugal volta a entrar em campo, na 2.ª feira, diante da Dinamarca, para fechar a participação na fase de grupos.

Para José Lima, Treinador Nacional, que não esteve no primeiro jogo por ter registado positivo à Covi-19, regressou em boa hora e referiu que “a Suécia, normalmente, quando se encontra a ganhar é uma seleção muito difícil, porque fecha num bloco de cinco, com uma linha à frente de quatro. Sofremos um golo numa situação em que achámos que a bola estava fora e o golo que sofremos na parte final é um golo sofrido de forma um bocadinho infantil. A equipa teve uma boa reação, as várias contrariedades que tiveram, conseguimos fazer os golos e acho que é uma vitória inteiramente justa.”

“É bom termos dois jogos e duas vitórias, mas ainda não estamos apurados. Vamos claramente jogar o encontro com a Dinamarca, ganhar e se não der para ganhar, vamos procurar o empate, que também serve os nossos objetivos. No entanto, o nosso objetivo é ganhar qualquer jogo, sabendo que ainda não estamos apurados, vamos encarar isto com a máxima seriedade”.

No outro jogo do grupo, a Dinamarca venceu (3-1) a Escócia, tendo Portugal como líder isolado (6 pontos).

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.