Sexta-feira 26 de Abril de 2024

F. C. do Porto conquistou Taça de Portugal numa dobradinha para a história

final da taca 2022 _1

Luís Macedo / JDM

Um bis de Taremi – a abrir e a fechar o marcador – contribuiu para acabar com os sonhos de um Tondela que vendeu cara a derrota, no Estádio Nacional, frente a um F. C. Porto sempre superior.

O primeiro golo surgiu sete minutos depois da jogada (15’) que deu origem à grande penalidade, que obrigou o árbitro a verificar o alerta do VAR (visionando a jogada na imagem), em que se confirmou que Marcelo Alves desviou com o braço a bola do alcance do jogador portista, motivo pelo qual (22’) Taremi abriu o activo para os portistas.

Ainda que mantendo o domínio, os portistas não porfiaram muito no ataque, não se tendo vislumbrado muitas oportunidades para golo, jogando antes pela certa, face à vantagem adquirida, conseguindo chegar ao intervalo com a vantagem mínima.

No segundo tempo, ainda que o Tondela tivesse conseguido criar algum perigo, o guarda-redes dos tondelenses estava atento e brilhou algumas vezes, sendo que (52’) o Porto chegou ao 2-0, com Pepê a colocar a bola ao alcance de Vitinha, que marcou sem apelo nem agravo.

Mas nem por isso a equipa de Tondela se deu por vencida com facilidade, tendo reduzido para 2-1, quando (73’) Neto Borges cabeceou paraa baliza ao dar o toque certo a um cruzamento protagonizado por Salvador Agra.

Antes que houvesse sinais de possível quebra psíquica, Otávio combina com Taremi e este (74’) marcou o terceiro golo para o F. C. do Porto, acabando com a resistência dos tondelenses, que devem ser aplaudidos pela dedicação colocada neste encontro final da Taça de Portugal, numa altura em que ainda faziam “contas” ao facto de terem descido à II Liga.

F. C. do Porto que sucedeu ao Sporting de Braga (vencedor em 2021) e repetindo o êxito alcançado em 2020, quando derrotou o Benfica.

Com está vitória, o F. C. Porto somou 18 troféus conquistados, passando à frente do Sporting, que tinha (e ficou) com 17 títulos.

Uma dobradinha que soube muito bem a toda a família portista, depois de terem conquistado o campeonato da I Liga.

Terminou também aqui a questão do apuramento das equipas portuguesas para as competições europeias da época de 2022/2023, confirmando-se o F. C. Porto e Sporting na fase de grupos da Liga dos Campeões, com o Benfica a mas pré-eliminatórias desta competição; Braga e Gil Vicente na Liga Europa; Guimarães na Liga Conference.

No playoff – a decorrer entre o Moreirense (16º da I Liga) e o Chaves (3º da II Liga) – a equipa de Trás-os-Montes venceu (2-0) o Moreirense, pelo que tudo se decidirá na segunda partida, no próximo fim-de-semana.

 

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.