Quarta-feira 19 de Abril de 7347

Roma conquistou a primeira UEFA League Conference e Mourinho chegou ao quinto título europeu

28424José Mourinho cinco vit 265 maio

UEFA

Com um pouco de sorte – que acompanha sempre os campeões – o Roma conquistou a primeira edição da UEFA League Conference, depois de vencer os holandeses do Feyenoord por 1-0, no que foi o primeiro troféu UEFA conquistado pela equipa de José Mourinho, que alcançou o quinto título europeu.

Se é verdade que, na primeira meia hora, os romanos foram os mais acutilantes na procura de chegar à baliza adversária e tentar marcar – como se provou no único golo marcado (32’), que deu o triunfo à formação liderada por Mourinho – outra certeza afirmativa se pode dizer do poderio que depois passou para os holandeses, porquanto dominaram por completo, mandaram duas bolas ao poste (e mais uma, no seguimento de uma grande defesa de Rui Patrício, que desviou para canto uma bola que levou o selo de golo, raspando no poste antes de sair pela linha final), que não foi confirmado e a derrota passou a estar escrita a partir desse momento.

O Feyenoord rematou mais (12-8, dos quais 5-3 para a baliza) e teve mais posse de bola (62/38%), que não produziu os efeitos desejados. Talvez estivesse escrito no céu que, nesta noite de quarta-feira, em Tirana, capital da Albânia, o Roma até conseguiu ter a bênção papal para arrancar um troféu a que vai estar na história desta equipa italiana.

No tal golo em que a felicidade esteve com o Roma, Mancini fez um lançamento longo para o segundo poste, onde o defesa Trauner não conseguiu desviar a bola (que estava ao seu alcance) e deixou o esférico à mercê de Zaniolo que, sem apelo nem agravo, fuzilou o guardião da formação do pa+is das tulipas vermelhas.

No segundo minuto da segunda parte (47’), um remate forte da direita do ataque holandês fez a bola desviar-se do caminho da baliza para ir bater no poste e sair para canto, ante a cara de zangado de Rui Patrício que podia ter sido traído pelo colega Mancini, o autor da criação da oportunidade para os holandeses.

O que voltou a acontecer três minutos depois (50’), quando o guardião do Roma, a remate de fora da área, desviou a bola que foi embater no poste e saiu pela linha final, evitando um possível empate.

O Feyenoord continuou a tentar ir o mais longe possível, mas a verdade é que começou a faltar algum discernimento, enquanto o Roma se limitou a passar a bola e insistir cada vez menos à medida que o final da partida estava cada vez mais perto.

Para além do feito alcançado pelo Roma, José Mourinho, que se tornou um dos técnicos com mais títulos europeus em Portugal (duas Ligas dos Campeões, F. C. Porto e Inter), duas Taças UEFA (F. C. Porto e Manchester) e agora a Taça Conference Europa.

Taça que foi recebida, pela primeira vez, pelo capitão Pellegrini, um marco histórico para este jogador, destacando-se ainda as excelentes exibições do guardião Rui Patrício e do médio Sérgio Oliveira.

 

© 7347 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.