Quinta-feira 28 de Março de 2024

Rock in Rio, Nações Unidas e a Câmara Municipal de Lisboa desafiam artistas urbanos a “pintarem” a Sustentabilidade

14jun_Rock in Rio _2003

Rock in Rio

A parceria entre o Centro Regional de Informação das Nações Unidas para a Europa Ocidental (UNRIC) e o Rock in Rio pretende promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) através da arte, reconhecendo o papel do festival na promoção da sustentabilidade.

As duas entidades desafiaram a Galeria de Arte Urbana da Câmara Municipal de Lisboa a fazer a curadoria de artistas para ilustrar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – e os temas explorados pelo festival nesta edição – em vários murais da autoria de artistas urbanos portugueses espalhados pela Cidade do Rock: Mafalda MG, MIUDO, EFFE, C’Marie, Egrito, 2CarryOn, Jaqueline Arashida e Los Pepes.

14jun_Rock in Rio _2005

Rock in Rio

Após o festival os murais serão leiloados no já tradicional Leilão Solidário que o festival promove a cada edição, juntamente com guitarras autografadas por vários artistas e bolas de futebol oficiais que a Liga Portuguesa de Futebol irá doar, assinadas por grandes nomes do futebol português. O montante angariado reverterá na totalidade para dois projetos: um de reflorestação numa zona de baldios em Fafião e Pincães, no Concelho de Montalegre; e um projeto de sensibilização nas escolas para a proteção dos oceanos e de limpeza de praias envolvendo a comunidade e as escolas.

14jun_Rock in Rio _2001

Rock in Rio

Este ano, além dos murais e das habituais guitarras autografadas por artistas que passarão pelos palcos desta edição, como António Zambujo ou Bárbara Tinoco, o leilão vai contar pela primeira vez com o contributo da Liga Portugal.

 

Comprometida com um futuro melhor, mais saudável e equilibrado, a instituição junta-se,  assim, ao festival doando bolas oficiais da próxima época, assinadas também por artistas que estarão no Rock in Rio, e por Embaixadores da Liga Portugal e jogadores emblemáticos do panorama futebolístico português. O leilão arranca já hoje com os primeiros artigos, sendo que as bolas oficiais da próxima época ficarão disponíveis a partir da próxima semana, uma vez que as mesmas serão oficialmente apresentadas ao público no próximo dia 18 de junho, em plena Cidade do Rock, com muitas surpresas e momentos especiais.

14jun_Rock in Rio _2002

Rock in Rio

“É um grande orgulho para a Fundação do Futebol – Liga Portugal associar-se a um evento como o Rock in Rio, que é de escala mundial. Além desta forte componente de Responsabilidade Social, neste caso o da sustentabilidade dos oceanos, à qual a Fundação do Futebol está intrinsecamente ligada, a Liga Portugal orgulha-se de fazer o lançamento oficial da temporada 2022-23 no primeiro dia deste conceituado festival. Este é um momento especial para nós, que simboliza o arranque não oficial da nova época. Com outras perspetivas, mas com o mesmo profissionalismo. O Futebol Profissional Não Para!”, afirmou Pedro Proença, Presidente da Liga Portugal e da Fundação do Futebol.

14jun_Rock in Rio _2000

Rock in Rio

O valor arrecadado será doado a dois projetos sociais de âmbito distinto – um projeto de reflorestação numa zona de baldios (Fafião e Pincães, no Concelho de Montalegre), em parceria com a FSC – Forest Stwerdaship Council; e um projeto em parceria com a Associação Oceanos Sem Plástico de sensibilização nas escolas para a proteção dos oceanos e de limpeza de praias, marcando assim o mês em que a cidade de Lisboa recebe a Conferência dos Oceanos das Nações Unidas.

 

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.