Quinta-feira 25 de Abril de 2024

Subida acentuada da temperatura no fim de semana no Continente

(c)JCMYRO_2022Subida acentuada da temperatura no fim de semana no Continente Devido à rotação do vento para o quadrante leste nas primeiras horas do próximo sábado, 30 de julho, nas regiões a norte do Tejo, a temperatura máxima do ar irá subir de forma acentuada no litoral Norte e Centro no fim de semana.

Em informação emitida pelo  Instituto Português do Mar e da Atmosfera -IPMA , a temperatura máxima vai subir entre 2 a 4 °C já esta 6ª feira em todo o território (com exceção da faixa costeira onde não haverá variação), as subidas no sábado deverão ser de 5 a 8 °C em todo o litoral Norte e Centro, e de 2 a 4 °C no restante território do Continente.

Assim, no fim de semana a temperatura máxima deverá atingir valores entre 40 e 42 °C nas regiões mais interiores dos vales do Douro e do Tejo, no interior do Alentejo e em alguns locais do Interior Centro. No restante território, a temperatura máxima irá variar entre 35 e 40 °C, sendo entre 25 e 35 °C junto à faixa costeira, com os valores mais baixos a ocorrerem no litoral Alentejano e Costa Vicentina. A temperatura mínima também irá subir, prevendo-se a ocorrência de noites tropicais (temperatura mínima superior a 20 °C) entre os dias 30 de julho e 2 de agosto em grande parte do interior do território e sotavento algarvio.

Na próxima 2ªfeira, há uma tendência de diminuição da temperatura máxima de 3 a 5 °C no Litoral Norte e Centro. Contudo, o mesmo não se verifica no interior Norte e Centro, onde se prevê a ocorrência de uma onda de calor, desde este sábado até, pelo menos, ao final da próxima semana.

Esta subida de temperatura deve-se ao posicionamento conjunto de uma região depressionária no sudoeste da Península Ibérica e de um anticiclone posicionado sobre ao Açores e que se estende em crista em direção ao Golfo da Biscaia, que favorecem um fluxo predominante do quadrante leste nas regiões Norte e Centro.

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.