Quinta-feira 28 de Março de 2024

Xaerosystems apresenta aeronave não tripulada em Mora

AERONAVE EM MORA 1

CM Mora

A Câmara Municipal de Mora acolheu, no dia 24 de julho, no Pavilhão de Exposições e Auditório de Mora uma demonstração de uma aeronave não tripulada (UAV-SR300-01) por parte da Xaerosystems.

A equipa da empresa com  Eng. Arved Glass, pelo Diretor Comercial Sr. João Castro e pela equipa de Engenheiros chefiada pelo Eng. Hugo Palma, fazia parte da comitiva  Exmo. Sr. Presidente do Governo Local da Província de Pemba, Moçambique, Dr. Florete Simba Motarua, figura do ano 2020 em Moçambique, sendo uma personalidade ímpar e de plena confiança do Presidente de Moçambique.

Este evento permitiu ver o enorme potencial que esta empresa tem e as mais valias que vai criar em Mora, uma vez que estamos a falar de tecnologia de ponta na área dos “Drones”, estamos a falar do futuro, o futuro do aeródromo, o futuro do concelho são uma certeza.

Este encontro aconteceu após uma de muitas reuniões com o grupo de empresas (Xaerosystems, SkyEagle e LogosConquest) e rapidamente o executivo do município ficou ciente das intenções da empresa gestora do aeródromo e que .

A SkyEagle tem como core business Voos privados, lazer, turísticos, comerciais e de negócios nacionais e europeus.

A LogosConquest é responsável pela Gestão do Aeródromo Moragil e pelo desenvolvimento turístico, tendo demonstrado interesse sem via a desenvolver uma pequena instância turística com 25 camas junto ao Aeródromo de forma a poder dar resposta a falta de camas turísticas no concelho de Mora e por sua vez poder albergar os voos ou escalas intermédias de pequenos voos nacionais e europeus.

A Xaerosystems tem como área de negócios o desenvolvimento, investigação de Drones e montagem dos mesmos, havendo a possibilidade de a linha de montagem poder migrar para Mora o que fará com que haja criação de emprego especializado e possamos desenvolver novas valências no mercado de trabalho.

AERONAVE EM MORA 1 DSC_3003

CM Mora

O Aeródromo Moragil está localizado no concelho de Mora (coordenadas 38.99353, -8.14201) e foi projetado como aeródromo recreativo de forma a servir Mora e Montargil. Tem como características técnicas o comprimento da pista que inclui cabeceiras deslocadas de aproximadamente 120 metros em cada extremidade.

Está perto de outras pistas e aeródromos tais como as Pista do Monte do Lago, do Couço, da Barragem do Maranhão, de Volta do Vale, de Ciborro e de Arraiolos, os Aeródromos de Montemor, de Ponte de Sor e de Évora.

Neste sentido estando rodeado de pistas e aeródromos em particular os Aeródromos de Ponte de Sor e de Évora, o novo executivo da Câmara Municipal de Mora nunca descartou o aeródromo Moragil, muito pelo contrário, vê o mesmo com um enorme potencial para o seu concelho e região. Este aeródromo é constituído por 6 hangares com capacidade para 34 aeronaves, o que faz com que Mora possa ser visitada por voos privados, lazer, turísticos, comerciais e de negócios.

Também nos permitiu desenvolver uma relação institucional com a Câmara Municipal de Pemba, uma realidade díspar de Mora pois nos dias de hoje são o ex-líbris turístico de Moçambique e tem aproximadamente uma população de 600 mil habitantes, contudo é fundamental fazer chegar Mora o mais longe possível, sem medos, sem receios pois acreditamos que Mora merece um lugar digno no território nacional e reconhecimento internacional e assim iremos fazer os esforços para desenvolvermos protocolos institucionais com a Câmara Municipal de Pemba para intercâmbios nas áreas de formação, empresarial, tradições, saberes e turismo de forma a criar uma germinação institucional à semelhança do que a Câmara Municipal de Pemba fez com a Câmara Municipal de Cascais.

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.