Sábado 18 de Abril de 9282

Espaço lusófono debate a Ética e a Integridade no Desporto num Ética Summit no final de Setembro

EticaSummit-LogoInscriçõesO Ética Summit 2022 é um evento digital, que decorrerá entre os dias 30 de Setembro de 2022 e 2 de outubro de 2022, envolvendo oito países lusófonos, tendo em como principais objetivos promover a reflexão, o debate e a partilha do conhecimento em torno das questões associadas à ética e integridade no Desporto no espaço lusófono.

Os participantes terão a oportunidade de assistir a conferências, participar em workshops, envolver-se em grupos de trabalho e de interesse comum e até criar sinergias e parcerias para o desenvolvimento de projetos multinacionais, entre os países lusófonos, sempre na construção de compromissos em prol do Desporto com Integridade, Ética e Fair Play.

O evento tem uma profunda vocação de envolver e promover a efectiva intervenção de pessoas e instituições da sociedade civil desportiva e seu ecossistema, envolvendo especialistas dos países lusófonos – Portugal, África e Brasil – para assim assegurar a promoção e divulgação da Ética no Desporto em todo este triângulo da Lusofonia, sendo que, para o efeito, contará com diversos especialistas nos temas que constituem programa do evento (ainda em atualização).

Dirige-se ao público lusófono, em particular a todos aqueles que directa ou indirectamente se relacionam e/ou participam no Desporto, desde dirigentes, treinadores, atletas, professores, juízes e árbitros, médicos, investigadores, jornalistas, entre muitos outros.

Este importante evento, terá como temas centrais de debate e de partilha, a “ética, a integridade”, “o racismo e xenofobia”, “a manipulação genética”, “a dopagem e a antidopagem”, “Desporto profissional e Desporto amador”, “boa governança e transparência”, “infiltração criminosa no desporto” e, ainda, “inclusão e igualdade”.

Este evento é promovido pelo Panathlon Clube de Lisboa, com o apoio directo do Panathlon Distrito do Brasil , da CONFEF, do IPDJ, da Fundação do Desporto e de muitas outras entidades que se associaram de forma voluntária a este projeto.

Para poder seguir as incidências deste evento – em especial para a respectiva inscrição, que é o primeiro passo – poderão consultar toda a informação em https://eticasummit.panathlonlisboa.pt/ (website) ou em https://www.facebook.com/eticasummit.

Sem dúvida um evento que é pioneiro e que será o primeiro passo para reforçar, ainda mais, as raízes históricas da lusofonia em todo o mundo, o que é uma responsabilidade enorme para num contexto de presente e futuro, em constante mutação.

 

© 9282 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.