Sexta-feira 29 de Março de 2024

Dia Internacional da Geodiversidade celebrado no Geopark Naturtejo em todos os municípios

Dia Internacional da GeodiversidadeO dia 6 de Outubro foi estabelecido pela UNESCO como o Dia Internacional da Geodiversidade.

Celebrar a geodiversidade que faz do Geopark Naturtejo, compreendendo os municípios de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Nisa, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão, um território declarado pela UNESCO como património geológico da humanidade, é de suma importância.

Assim, entre os dias 6 e 18 de Outubro haverá actividades em todos os municípios que constituem o território UNESCO, com o objectivo de dar a conhecer, a partir da equipa técnica da Naturtejo e seus parceiros, este valioso património da região a todos os interessados.

penha garcia 2022 Dia Internacional da Geodiversidade

JCMyro / CN

A celebração do Dia Internacional da Geodiversidade no Geopark Naturtejo terá início na escola EB2,3/S José Silvestre Ribeiro, em Idanha-a-Nova, com a oferta do primeiro kit pedagógico “Litoteca do Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO” às escolas locais. Esta é uma iniciativa que chegará a todos os agrupamentos de escolas do território do geoparque. De tarde decorrerá ainda uma caminhada interpretada à Mina de Ouro Romana do Conhal do Arneiro, no âmbito do Ano dos Recursos Minerais declarado pela Associação Portuguesa de Geólogos, numa iniciativa com o apoio da Associação de Estudos do Alto Tejo. Pela noite, haverá mesa redonda num webinar organizado pela Sociedade Geológica de Portugal, onde o Geopark Naturtejo estará em destaque por ter sido o primeiro geoparque declarado em Portugal.

Mas o Dia Internacional da Geodiversidade terá continuidade logo no dia 7, na celebração dos 50 anos da Escola Básica Afonso de Paiva. Durante os seus “Laboratórios Abertos” estará patente a Litoteca do Geopark Naturtejo e será mostrado um filme de apresentação deste território a toda a comunidade escolar. O sábado, dia 8, será bem preenchido com uma visita interpretada pela Rota da Vila de “Penamacor antes da História”. Em Sobral Fernando, uma visita interpretada com o Centro Ciência Viva da Floresta fará uma introdução ao Geomonumento das Portas de Almourão e à Gandaia do Ouro no rio Ocreza. Pela tarde, a Associação de Estudos do Alto Tejo associa-se uma vez mais a estas celebrações para promover a visita interpretada “Monumento Natural das Portas de Ródão – 480 milhões de anos a caminhar”. Caminhada essa que terminará com um passeio de barco no coração das Portas de Ródão ao pôr-do-sol.

No dia 16, o Ano Internacional da Geodiversidade chega a Oleiros, mais concretamente à GeoRota do Orvalho onde, de martelo em punho, se irá por a descoberto os curiosos e raros fósseis do Penedo das Sardas. A celebração do primeiro Ano Internacional da Geodiversidade terminará no Centro Ciência Viva da Floresta onde, no dia 18, decorrerão duas actividades para as escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho. “Geo o quê?” e “Minerais à nossa volta” pretende valorizar a importância da Geodiversidade no nosso dia-a-dia.

As inscrições nas actividades abertas ao público são obrigatórias e gratuitas, e deverão ser endereçadas a geral@naturtejo.com. Todas as informações serão disponibilizadas pela Naturtejo e parceiros e através da página www.geodiversityday.org.

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.