Quinta-feira 25 de Abril de 2024

Nobel da Paz para bielorrusso Ales Bialiatski e organizações russa e ucraniana

bialiatski_center_memorial-3_nobel peace 2022

The Norwegian Nobel Committee

Foi conhecido esta manhã os vencedores do Prémio Nobel da Paz 2022, a Ales Bialiatski, da Bielorrússia, e Centro de Liberdades Civis, da Ucrânia,  organização de defesa dos direitos humanos Memorial, da Rússia foram os escolhidos.

Segundo  o Comité Nobel Norueguês, “Ao conceder o Prêmio Nobel da Paz de 2022 a Ales Bialiatski, Memorial e Centro de Liberdades Civis, o Comitê Nobel da Noruega deseja homenagear três destacados campeões de direitos humanos, democracia e coexistência pacífica nos países vizinhos Bielorrússia, Rússia e Ucrânia. Por meio de seus esforços consistentes em favor de valores humanistas, antimilitarismo e princípios do direito, os laureados deste ano revitalizaram e honraram a visão de paz e fraternidade entre as nações de Alfred Nobel – uma visão mais necessária no mundo de hoje.”

Ales Bialiatski foi um dos iniciadores do movimento democrático que surgiu na Bielorrússia em meados da década de 1980. Ele dedicou sua vida a promover a democracia e o desenvolvimento pacífico em seu país de origem. Entre outras coisas, ele fundou a organização Viasna (Primavera) em 1996 em resposta às polêmicas emendas constitucionais que deram ao presidente poderes ditatoriais e que desencadearam manifestações generalizadas. A Viasna prestou apoio aos manifestantes presos e suas famílias. Nos anos que se seguiram, a Viasna evoluiu para uma ampla organização de direitos humanos que documentou e protestou contra o uso de tortura pelas autoridades contra presos políticos.

A organização de direitos humanos Memorial foi criada em 1987 por ativistas de direitos humanos na antiga União Soviética que queriam garantir que as vítimas da opressão do regime comunista nunca fossem esquecidas. O ganhador do Prêmio Nobel da Paz Andrei Sakharov e a defensora dos direitos humanos Svetlana Gannushkina estavam entre os fundadores. Memorial baseia-se na noção de que enfrentar crimes passados ​​é essencial para prevenir novos.

O Centro para as Liberdades Civis foi fundado em Kyiv em 2007 com o objetivo de promover os direitos humanos e a democracia na Ucrânia. O centro tomou uma posição para fortalecer a sociedade civil ucraniana e pressionar as autoridades para tornar a Ucrânia uma democracia de pleno direito. Para transformar a Ucrânia em um estado governado pelo Estado de direito, o Centro para as Liberdades Civis tem defendido ativamente que a Ucrânia se afilie ao Tribunal Penal Internacional.

Após a invasão da Ucrânia pela Rússia em fevereiro de 2022, o Centro para as Liberdades Civis se empenhou em identificar e documentar crimes de guerra russos contra a população civil ucraniana. Em colaboração com parceiros internacionais, o centro desempenha um papel pioneiro no sentido de responsabilizar os culpados pelos seus crimes.

 

 

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.