Quinta-feira 25 de Abril de 2024

Município de Albergaria-a-Velha regressa com Revista “Albergue” com mais factos históricos do concelho

alberg_comunicacao_1_1024_2500

Município de Albergaria-a-Velha

Este sábado, o Cineteatro Alba (16 horas) vai ser palco da apresentação publica da edição anual da Revista “Albergue – História e Património do Concelho de Albergaria-a-Velha”, cuja nona edição é preenchida por um conjunto de textos que abarcam temas relacionados com a História do concelho.

A publicação anual, editada pelo Município de Albergaria-a-Velha, conta com a colaboração de autores locais, nacionais e internacionais, cujos trabalhos de investigação têm atraído cada vez mais leitores, esgotando quase todas as edições anteriores.

No editorial desta revista, Delfim Bismarck, Vice-Presidente da Câmara Municipal e Diretor da publicação, refere a necessidade de voltar a dar atenção à História, à Cultura, ao Património, tangível e intangível, e a todas as marcas do passado, não esquecendo, lembrando, aprendendo, divulgando, valorizando e daí retirando os ensinamentos possíveis para tentar evitar que alguns erros se repitam com outras vestes, para que o Homem encontre uma “fórmula” que lhe permita viver em paz, segurança e de uma forma ambientalmente sustentável que não coloque em risco o seu habitat natural nem comprometa o futuro das gerações vindouras.

Neste contexto, a revista “Albergue” apresenta-se como um meio para promover a identidade e valorizar as expressões culturais de uma comunidade, enquanto convida à reflexão, ao questionamento, à discussão, à aprendizagem e, consequentemente, à valorização do que é nosso.

O número nove é constituído por doze artigos e a secção habitual de Notas Soltas.

Delfim Bismarck ressalva que tem havido um “crescente interesse por parte de investigadores, de temáticas bem diversificadas, em contribuírem com os seus mais recentes trabalhos de investigação sobre o nosso concelho para esta revista”.

Os assuntos abrangem uma grande amplitude cronológica, desde a História Medieval à Moderna e Contemporânea; podem ler-se estudos sobre arquitetura, genealogia, arte sacra, emigração, indústria, desporto, atividades culturais, fontes, e ainda património natural e ambiente.

Quanto à imagem da capa, a escolha recaiu numa fotografia da Estrada Real (Lisboa-Porto), representando a rua central de Albergaria-a-Velha (atual Rua do Hospital), captada em 1894, a mais antiga imagem conhecida desta rua.

“Passo a passo, de forma consistente, damos mais um pequeno contributo na prossecução da missão a que nos propusemos desde o primeiro número: criar uma edição que servisse de veículo de inventariação, preservação, valorização e divulgação da História e do Património do Concelho de Albergaria-a-Velha”, salientou o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, sendo que a entrada é gratuita.

 

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.