Quarta-feira 20 de Abril de 2957

Celebração Olímpica -Premiados 2022

COP-CelebraçãoOlimpica-17-11-2022Celebração Olímpica -Premiados da noite

 Ordem Olímpica Nacional – António Lopes Aleixo António Aleixo é presidente honorário da Federação Portuguesa de Judo (FPJ) e o Governo português atribuiu-lhe a medalha de mérito desportivo. Integrou a Comissão Executiva do COP, da qual foi vice-presidente entre 2013 e 2021. Foi durante os seus mandatos à frente da FPJ que a modalidade conquistou a primeira medalha olímpica, o bronze de Nuno Delgado, em Sidney 2000. A Ordem Olímpica Nacional destina-se a distinguir personalidades, de elevado nível e público reconhecimento, por serviços de extrema relevância prestados ao Movimento Olímpico.

Prémio de Excelência Desportiva – Pedro Pichardo e Auriol Dongmo. O Prémio de Excelência Desportiva distingue o melhor atleta masculino e a melhor atleta feminina do ano. O Prémio de Excelência Desportiva é concedido a atletas: medalhados olímpicos; campeões do Mundo ou da Europa, absolutos ou equivalente, reconhecidos pela respetiva Federação Internacional; que tenham atingido um nível de excelência em competições desportivas reconhecidas pela respetiva Federação Internacional. Auriol Dongmo foi 2ª classificada no Campeonato da Europa de Atletismo 2022 – lançamento do peso; campeã do Mundo de Pista Coberta 2022 – lançamento do peso; e 5ª classificada no Campeonato do Mundo 2022 – lançamento do peso. Pedro Pichardo foi campeão do Mundo e campeão da Europa de triplo salto, em 2022.

Prémio Juventude – Beatriz Fernandes e Diogo Ribeiro. O Prémio Juventude destina-se a premiar o atleta nacional masculino e a atleta nacional feminina, de escalões jovens, que mais se tenham distinguido pela obtenção de resultados de excelência em competições internacionais ao mais alto nível desportivo. É igualmente relevante para a atribuição do Prémio Juventude o mérito académico. Beatriz Fernandes é campeã do Mundo de Juniores de Canoagem – C1 200m. Para além do sucesso registado na disciplina olímpica, alcançou ainda no mesmo campeonato a medalha de bronze na C1 1000m e a medalha de prata, com Martim Azevedo, na C2 500m mista. Diogo Ribeiro é campeão do Mundo (Natação) de juniores 2022 – 50m livres; campeão do Mundo de juniores 2022 – 100m mariposa; e medalha de prata no campeonato da Europa de juniores – 100m Mariposa. Para além do sucesso registado nas disciplinas olímpicas, Diogo Ribeiro alcançou ainda, no mesmo campeonato, o título de campeão do Mundo de juniores nos 50m mariposa depois de, meses antes, ter conquistado a medalha de bronze no Campeonato da Europa absoluto na mesma distância.

Prémio Prestígio – Fernando Pimenta. O Prémio Prestígio visa homenagear agentes desportivos pela excelência, notabilidade e prestígio das suas carreiras, bem como outras pessoas ou entidades por feitos, contributos ou serviços prestados, de excecional valor e importância, em prol dos fins e atribuições do COP. De sucesso em sucesso, ao longo do ano de 2022, Fernando Pimenta foi somando títulos, medalhas e reconhecimento nas mais diferentes distâncias e disciplinas da sua modalidade – a Canoagem. Foram 15 as medalhas conquistadas, em contexto mundial e europeu.

Prémio de Mérito Desportivo – Carlos Ramos e Hélio Lucas O Prémio de Mérito Desportivo é concedido às pessoas, nacionais ou estrangeiras, que tenham prestado relevantes serviços ao Movimento Olímpico. São considerados como critérios para a atribuição do Prémio de Mérito Desportivo ações ou serviços com relevância, entre outros, nos seguintes domínios: a) educação pelo desporto; b) desenvolvimento através do desporto; c) a mulher e o desporto; d) paz através do desporto; e) desporto e ambiente; f) desporto e cultura; g) desenvolvimento desportivo.

Carlos Ramos é um destacado árbitro internacional de Ténis e, para além de ter dirigido todas as finais de torneios do Grand Slam – Australian Open, Roland Garros, Wimbledon e US Open -, arbitrou também a final do torneio individual masculino dos Jogos Olímpicos Londres 2012. Hélio Lucas é treinador de Canoagem e, aos 16 anos, esteve na base da constituição do Clube Náutico de Ponte de Lima. Treina Fernando Pimenta desde que este tinha 12 anos e acompanhou-o na conquista de cada uma das suas 123 medalhas internacionais.

Prémio Ética Desportiva – Beatriz Caldas. O Prémio de Ética Desportiva destina-se a premiar ações relevantes em prol dos princípios e valores da ética no desporto, suscetíveis de constituir exemplos virtuosos e pedagógicos. O Prémio de Ética Desportiva pode ser atribuído a atletas, árbitros, treinadores, dirigentes e outros agentes desportivos. Em 2022, o Prémio foi atribuído a Beatriz Caldas que, durante o Campeonato do Mundo de Maratona de Canoagem, organizado em Ponte de Lima, salvou, a vida a uma colega durante a competição. Foi no decorrer da maratona de K1 juniores femininos que a canoísta portuguesa prestou apoio à japonesa Yuki Nomura, caída na água, aparentemente sem capacidade para voltar à embarcação. Ao aperceber-se da enorme preocupação dos árbitros, que chamavam os bombeiros, impossibilitados de chegar à zona da atleta em perigo, Beatriz Caldas foi pronta no auxílio da colega.

Prémio de Educação Olímpica – Agrupamento de Escolas do Cerco do Porto. O Prémio de Educação Olímpica destina-se a reconhecer um exemplo de boas práticas em cada ano letivo pelo trabalho desenvolvido no âmbito da Educação Olímpica. O Agrupamento de Escolas do Cerco do Porto foi distinguido em 2022 pela promoção da Educação Olímpica através do desenvolvimento do Plano de Inovação: Educação nos Valores Olímpicos, no 2º ciclo e pela colaboração em diversas atividades, nomeadamente no “Sou Olímpico”, com o objetivo de dinamizar momentos de aprendizagem focados na promoção dos Valores Olímpicos: Excelência, Amizade e Respeito.

 

 

 

 

© 2958 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.