Sexta-feira 26 de Abril de 2024

Domingo “louco” no mundial de futebol do Qatar2022

es+anha vs alemanha 27 nov fifa

Lars Baron / FIFA

Este domingo, 27 de Novembro, por certo que poderá ficar para os anais da história dos mundiais de futebol, considerando que as derrotas do Japão e da Bélgica se podem ter como “catástrofe” e que o empate entre Espanha e Alemanha pode afastar um dos candidatos ao título.

Face aos resultados verificados nos jogos em que intervieram as equipas atrás referidas, a Alemanha está com mais dificuldades em se afirmar como candidata, porquanto soma apenas um ponto (grupo E), tendo a Espanha no comando (4 pontos), seguida do Japão e da Costa Rica (ambos com 3), pelo que só na próxima se saberá o resultado e quem ficará fora da “carroça”.

No grupo F, a surpresa dos belgas serem derrotados pelos marroquinos levou o país a uma “convulsão” pouco pacífica, enquanto se aceita o desaire do Canadá, porque tarda em surgir num patamar acima daquele que tem demonstrado.

Comum aos quatro jogos efectuados neste domingo, o facto de os remates para a baliza serem muito poucos, o que faz prevalecer, por exemplo, que as equipas estão mais voltadas para defender do que para procurar golos, baixando o nível do calor que todos os espectadores gostariam de ver em campo, porquanto até os recintos são climatizados.

No grupo E, a Costa Rica venceu o Japão (1-0) com um golo marcado por Fuller (81’), com os japoneses a fazerem 13-4 remates, dos quais apenas 3-1 para a baliza, com uma posse de bola de 57/43%, que corresponde a um equilíbrio notório, redundando na derrota tangencial.

No Espanha-Alemanha (1-1), os golos foram marcados por Morata (62’) e Fullkrug (83’), num encontro em que os alemães remataram mais 11-7 (dos quais 4-3 para a baliza), com vantagem espanhola na posse de bola (65/35%), insuficiente para vencer, porque vantagem não aproveitada.

Assim sendo, a Espanha manteve-se no comando (4 pontos), com Japão e Costa Rica a seguir (3 pontos) e, no último lugar, a Alemanha (1 ponto).

Tudo por decidir na terceira e última ronda desta fase de grupos.

No F, Marrocos venceu (2-0) uma Bélgica que nunca se encontrou, pese embora os belgas tenham tido mais posse de bola (67/33%). Nos remates, registou-se um empate (10-10), com vantagem (4-3) para os marroquinos nos que foram para a baliza. Daí a resultante de marcarem mais golos.

Golos que foram marcados por Saiss (73’) e Aboukhlal (90+2’), quiçá com os belgas a acusarem o esforço dos primeiros 70 minutos e, depois, não conseguirem recuperar quando na situação de estarem a perder. Factores psicológicos também podem ter tido influência.

No Croácia,4-Canadá, 1, o primeiro milho foi para os pardais, quando o canadiano Davies abriu o activo, na primeira jogada do jogo (2’), que acabou por não assustar os croatas que, idos do tempo frio, ainda não tinham aquecido suficientemente bem.

E assim foi, porquanto Kramerick empatou (36’) e Livaja (44’), colocou os croatas em vantagem.

No segundo tempo, os canadianos deixaram de ter “fogo”, o que foi aproveitado pelos croatas para marcarem mais dois golos: Kramerick (70’) e Majer (90+4’) para a despedida.

Na classificação, Croácia e Marrocos estão co comando (4 pontos), Bélgica está na terceira posição (3) e o Canadá mantém o zero nos pontos.

Esta segunda-feira, 28 de Novembro, pode ser outro dia memorável para mais três equipas.

No que se refere ao grupo G, Brasil e Suíça estão no comando, ambas com três pontos, pelonque se ganharem ficam automaticamente apuradas para os oitavos-de-final, saindo de cena Camarões e Sérvia. Se assim não for, a situação modificar-se-á.

Resta recordar que um dos jogos opõe os dois primeiros (Brasil e Suíça), pelo que a música poderá ser outra, dependendo ainda do resultado que se registar no Camarões-Sérvia.

No grupo H, há Portugal e … os outros.

A equipa portuguesa comanda com 3 pontos, contra um ponto apenas de Coreia do Sul e Uruguai, pelo que será de “esquentar” a partida (19h) que oporá Portugal e o Uruguai, que já foi campeão mundial.

O Gana defronta a Coreia do Sul e em termos previsionais pouco mais se pode adiantar, sabendo-se que a equipa africana tem uma prole possante, ante uma velocidade quase estonteante que os coreanos do sul tem, com se viu em 1966 quando Portugal os eliminou e obteve um 3º lugar no mundial de 1966, com Rei Eusébio a fazer 9 golos na competição.

Coreia do Sul-Portugal que será o último jogo desta fase de grupos, onde Portugal quer ser primeiro para não jogar com o Brasil nos oitavos-de-final, para que o Brasil também terá de vencer nesta jornada, ainda que todas as hipóteses estáo validas até ao final do dia.

Como se diz na gíria, mais logo, já noite – lá e cá – se verá o que acontecerá.

Descansemos a vista até lá, porquanto já se começa a sentir um certo cansaço por ver tanto futebol.

 

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.