Quinta-feira 19 de Abril de 0237

Estado do tempo para o continente no período de fim do ano

JCMyro / CN

JCMyro / CN

O IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera emitiu um comunicado sobre o estado do tempo para o continente no período de fim de ano.

Neste segundo comunicado o IPMA informa que o estado do tempo para o território continental no período compreendido entre 30 de dezembro e 1 de janeiro será caracterizado pela aproximação e passagem de ondulações frontais, que culmina com a passagem uma superfície frontal fria de atividade moderada a forte no dia 1 de janeiro, associada a uma depressão centrada a noroeste da Península Ibérica.

Para o fim-de-semana da passagem de ano, prevê-se um agravamento das condições meteorológicas, no que respeita à precipitação e ao vento no Minho e Douro Litoral, a partir da tarde de dia 31, estendendo-se ao restante território ao longo do dia 1 de janeiro, assim como um aumento da agitação marítima essencialmente a norte do Cabo Raso.

Com a informação disponível até ao momento, prevê-se chuva persistente e p or vezes forte no Minho e Douro Litoral a partir do final do dia 31 de dezembro, coincidindo com a Passagem de Ano, precipitação se estenderá às restantes regiões Norte e Centro durante a madrugada de dia 1, e que afetará a região Sul, essencialmente a partir da tarde, passando a regime de aguaceiros nas regiões Norte e Centro, que serão neve nos pontos mais altos da serra da Estrela, descendo a cota para os 1200 metros de altitude no final do dia, altura em que a precipitação será pouco frequente (aviso Amarelo de Precipitação emitido nas regiões Norte e Centro entre as 21UTC de dia 31 e as 12UTC de dia 1 de janeiro).

Adicionalmente, prevê-se uma intensificação do vento no litoral oeste e nas terras altas a partir de dia 31, e em particular na aproximação e passagem da referida superfície frontal fria (final de dia 31 e madrugada e manhã de dia 1). Assim, no referido período, o vento será do quadrante sul, forte no litoral oeste, especialmente a norte do Cabo da Roca e nas terras altas das regiões Norte e Centro, com rajadas até 70/85 km/h e até 90 km/h, respetivamente (aviso Amarelo de Rajada emitido no litoral a norte do Rio Vouga entre as 21UTC de dia 31 e as 12UTC de dia 1 de janeiro).

As temperaturas irão manter-se amenas, com a temperatura máxima a variar aproximadamente entre 14 e 19°C, sendo ligeiramente inferior no nordeste transmontano e na Beira Alta, e a mínima a variar entre 7 e 14°C.

A agitação marítima deverá aumentar a norte do Cabo Raso no final de dia 31, subindo até 4 a 4,5 metros de altura significativa, com uma componente de sudoeste (aviso Amarelo de Agitação Marítima emitido entre as 21UTC de dia 31 e as 15UTC de dia 1 de janeiro).

Este comunicado será atualizado amanhã, 30 de dezembro, pelas 19h00.O IPMA emitiu avisos de PRECIPITAÇÃO, RAJADA e AGITAÇÃO MARÍTIMA, e poderá elevar os níveis de aviso, pelo que se recomenda o acompanhamento da previsão e avisos meteorológicos para os próxi mos dias consultando: http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/ http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.significativahttp://www.ipma.pt/pt/otempo/prev-sam

© 0237 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.