Quinta-feira 28 de Março de 2024

Faculdade de Motricidade Humana vai homenagear Mário Moniz Pereira

FMH-MonizPereira-27-01-2023

DR

O Auditório da Faculdade de Motricidade Humana vai ser palco, na próxima terça-feira (dia 31), de uma homenagem que simbolizará o agradecimento da Escola onde de licenciou em Educação Física – ainda que nos primeiros tempos do INEF – o cidadão Mário Moniz Pereira.

Homenagem que esteve prevista para 2021, quando da comemoração do centenário do nascimento do emérito professor, porque se tornou no primeiro técnico português que colocou, pela primeira vez, um atleta por si treinado no ponto mais alto do pódio dos Jogos Olímpicos, feito protagonizado por um Carlos Lopes fora de série, de fibra beirã, coração de leão e férrea vontade de vencer.

Amado por muitos, nem tanto por outros – como se passa na vida de cada cidadão, porque não se pode agradar a gregos e a troianos – a verdade é que Moniz Pereira foi o Herói do desporto português no século XX, ainda que não tenha sido honrado com esse título.

Ao longo de 95 anos (1921-2016) – repletos de vida activa e não de anos, como amiúde dizia, como exemplo para todos os milhares de jovens que passaram pelas suas mãos, onde foram moldados para serem, além de atletas, cidadãos responsáveis, com níveis de ética de fazer inveja, muito mais nos dias de hoje – Mário Moniz Pereira soube “levar a água ao seu moinho” (de campeões) e conquistar o mundo.

“Quanto mais se treinar, melhor se está preparado para todos os desafios”, “quanto melhor se treinar, melhores serão os resultados”, duas frases (não ditas desta maneira mas de outras formas que depressa os nossos campeões compreenderam, pelas medalhas que o atletismo português conquistou na altura em que ainda treinava e, até, pelas sementes que ficaram espalhadas por este país, onde foram surgindo técnicos mais jovens que seguiram métodos semelhantes e que os foram aprimorando em função da evolução da ciência do treino e do conhecimento das sempre surpreendentes capacidades do ser humano para se ultrapassar a si próprio, chegando-se à transcendência que hoje se verifica.

Por tudo isto e pelo muito mais que se possa afirmar, Mário Moniz Pereira foi um atleta completo, em várias modalidades; desempenhou funções técnicas noutras tantas disciplinas desportivas, podendo dizer-se que terminou a sua vida com alegria, a fazer versos, a tocar piano e, também, a cantar.

“Valeu a Pena” Mário Moniz Pereira. Obrigado por tudo!

O evento que a FMH vai promover começará (15h30) com a cerimónia de inauguração da Exposição do Professor Moniz Pereira (cedida pelo Museu Nacional do Desporto), seguindo-se a sessão solene, em que intervirão o Presidente da Faculdade de Motricidade Humana, Luís Bettencourt Sardinha; o Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira; testemunhos de atletas; intervenção do editor, fadista, compositor, letrista e escritor, Daniel Gouveia; momento musical com Julieta Estrela, Teresa Tapadas e António Pinto Basto; intervenção da família de Mário Moniz Pereira, ficando o encerramento a cargo do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia.

FMH-83-Aniversrio-27-01-2023

FMH

83º aniversário da Faculdade de Motricidade Humana

Homenagem que também se enquadra na comemoração – 23 de Janeiro corrente – do 83º aniversário da Faculdade de Motricidade Humana, com a presença do Magnífico Reitor da Universidade de Lisboa, Luís Anjos Ferreira e do Presidente da Faculdade de Motricidade Humana, Luís Bettencourt Sardinha.

Para além de outros convidados, estiveram presentes ainda o Doutor Pedro Patacho, em representação do Presidente Isaltino Morais, da Câmara Municipal de Oeiras e ainda do Dr. Nuno Vieira, da Fundação Santander, que procedeu à entrega dos prémios de melhor aluno, das licenciaturas do ano letivo de 2021/2022.

Na cerimónia foram, também, entregues pelo Magnífico Reitor da Universidade de Lisboa, os Diplomas de Agregação e Doutoramento.

A cerimónia foi abrilhantada com a atuação do Quinteto Notas de Palco, num excelente momento musical.

 

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.