Sexta-feira 26 de Abril de 2024

Sporting goleou (5-0) o Braga na jornada que rendeu o maior número de golos nesta época da Liga Bwin

01fev_scp_braga_500Repetindo os 5-0 com que tinha brindado os bracarenses na Allianz Cup, o Sporting reduziu para cinco os pontos que o separam da equipa da Brácara Augusta no fecho da 18ª ronda da Liga Bwin, onde foi obtido o maior número de golos (30), numa só jornada.

Dominando em toda a linha, mormente a partir da expulsão (49’) de Niakaté, depois de ter visto o segundo amarelo na partida jogada no Estádio José Alvalade, contabilizando uma posse de bola de 65/35%, correspondente a 14-4 remates, dos quais 9-4 para a baliza adversária.

Vantagem que se iniciou cedo (9’) com um golo obtido pelo japonês Morita – um dos heróis da noite – na sequência de um pontapé de canto marcado por Nuno Santos, com a bola a viajar para o segundo poste, onde St Juste cabeceou mas a defesa aliviou para perto de Morita que, à meia volta, atirou para o 1-0.

Empolgados pelo golo, os leões continuaram a atacar e (20’) Pedro Gonçalves esteve à beira de chegar ao 2-0, que foi adiado para mais tarde, considerando que até ao intervalo nada de especial se passou.

01fev_scp_braga_502Na abertura para o segundo tempo (46’), Morita voltou a estar em evidência ao fazer o 2-0, depois de Matheus ter rechaçado um remate de Pedro Gonçalves, com a bola a sobrar para Chermiti e que a endossou para o japonês conferir o aumento do resultado para os leões.

Pouco depois (49’), como se referiu, Niakaté foi afastado da equipa pelo árbitro, ao mostrar o segundo amarelo, tendo o Sporting ganhado mais espaço de manobra para poder construir um resultado mais lato.

Tanto que (61’) Edwards, depois de uma jogada individual, controlando a bola da direita para o centro do terreno, sempre em progressão, chegou perto da grande área e rematou com o seu pé forte (esquerdo) para fazer a bola voar até ao fundo da baliza de um Matheus bem longe da trajectória do esférico.

01fev_scp_braga_503Nuno Santos podia ter chegado ao 4-0 mas a oportunidade não deu frutos, continuando os leões a comandar, porquanto, com menos um jogador em campo, os bracarenses não conseguiram “furar” a linha defensiva leonina, ao contrário do Sporting que teve sempre os corredores abertos.

Daí que (86’) Matheus Reis chegou ao 4-0, depois de um canto marcado por Pedro Gonçalves na forma “curta”, que levou o mesmo jogador a centrar para Matheus Reis que, fora da área, fez o golo da noite, com a bola a sobrevoar o espaço aéreo comum e anichar-se dentro da baliza do Braga.

Para fechar em beleza, uma grande penalidade assinalada pelo árbitro, pela falta cometida por Victor Gomez sobre Fatawu, originou o 5-0 final quando Pedro Gonçalves mandou o guarda-redes para um lado e a bola para o outro.

01fev_scp_braga_501Em três jogos na presente época, o Sporting marcou 13 golos ao Braga, que apenas conseguiu três, que resultado do empate (3-3) alcançado no primeiro jogo da Liga Bwin, resultado que contribuiu para o maior número (30) de golos numa única jornada, a que correspondeu uma média de 3,33 golo por cada jogo, o que foi excelente.

Como se dia na gíria, uma segunda volta que começou da melhor forma, com o Sporting a ficar a cinco pontos do Braga na luta pelos lugares de acesso à Europa.

No outro encontro da jornada, o FC Porto foi vencer (2-0) ao Funchal, frente ao Marítimo, com os portistas a marcarem só na segunda parte, depois de uns primeiros 45 minutos de ”gritos”, que começaram com a expulsão do madeirense Moreno (42’), depois de ter visto dois amarelos.

Antes disso, o adjunto de Sérgio Conceição (Vítor Bruno), foi obrigado a sair do relvado (30´) depois de receber um cartão vermelho do árbitro, tendo o mesmo sucedido (39’) ao próprio Conceição, que também viu o vermelho mostrado pelo árbitro.

Depois destas “cenas” menos dignificantes, o FC Porto recompôs-se e (50’) colocou-se na posição de líder na sequência de um golo obtido por Wendel e, pouco depois (55’), chegar ao 2-0, por Galeno e fixar o resultado com que se chegou ao final da partida, num triunfo justo dos portistas.

O Marítimo rematou mais (10-8), ainda que para golo foram os portistas a chegar a uma vantagem de 4-2, o que sucedeu também na posse de bola (52/48%).

Após estes jogos, o Benfica continua firme no comando (50 pontos), seguindo-se FC Porto (42), Sporting Braga (40), Sporting (35), Casa Pia (30), V. Guimarães (27), Arouca (26), Vizela e Boavista (24), Chaves (22), Rio Ave e Famalicão (21), Portimonense (20), Estoril (19), Gil Vidente (18), Santa Clara (14), Marítimo (13) e Paços Ferreira (9).

Nos marcadores, a luta “agudizou-se” nesta 18ª ronda, com Gonçalo Ramos (Benfica) a ter visto chegar a seu lado Fran Navarro (Gil Vicente), ambos com 12 golos, na liderança, seguindo-se um trio (João Mário-Benfica; Taremi-FCPorto; Pedro Gonçalves-Sporting) a seguir-se, com 10 golos; estando depois Galeno (FCPorto) e Ricardo Horta (Braga), com 8 golos marcados.

Finalizada a primeira ronda da segunda volta, a 19ª jornada inicia-se neste sábado, com os jogos Santa Clara-Boavista (15h30), Benfica-Casa Pia (18h) e Estoril-Guimarães (20h30).

 

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.