Sexta-feira 26 de Abril de 2024

Sporting goleou Midtjylland e passou aos oitavos-de-final da Liga Europa

_DSC8811Com um golo de bandeja nos primeiros vinte minutos, juntando um Pedro Gonçalves assertivo, mais um jogador em campo e um bónus nos últimos minutos da partida, o Sporting justificou a presença nos oitavos-de-final da Liga Europa, afinal o grande objectivo nesta quinta-feira.

Com os dinamarqueses mais habituados ao frio local (3/4 graus), os homens da casa tentaram tomar conta do jogo mas acabou por serem os leões (21’) a adiantarem-se no marcador, com um golo alcançado pelo capitão Coates, que subiu à área adversária para enfiar a bola na baliza, ante uma certa apatia da defesa.

No seguimento de um pontapé de canto marcado por Pedro Gonçalves, um defesa local tentou tirar a bola de junto da baliza mas rematou para cima, indo a bola bater na trave, descendo para Coates que apenas enviou a bola para o fundo da baliza, ante uma “paragem” dos jogadores dinamarqueses.

Um golo que foi o seguimento do primeiro ameaço feito por Ricardo Esgaio que, três minutos antes, tinha obrigado o guardião local a defender uma bola que podia ter entrado junto ao poste.

Um erro cometido por Coates, que atrasou a bola para a sua área sem ver quem estava por perto, onde surgiu um avançado isolado que Esgaio foi afastar da bola e passar o perigo para a baliza de Adán, que acabou por ter uma noite calma, apesar de Rúben Amorim não ter achado piada, preferindo olhar para o chão e não para o campo.

Paulinho (39’), da formação dinamarquesa, que tinha visto um amarelo três minutos antes, voltou a incorrer noutra falta e o árbitro mostrou o vermelho, ficando a equipa reduzida a dez unidades, no que foi mais uma vantagem para o Sporting.

No segundo tempo (48’), Pedro Gonçalves começou a “ensaiar” os remates em arco, tendo obrigado o guardião contrário a esticar-se para desviar uma bola – que tinha selo para golo – por cima da barra.

Na sequência, os leões chegaram ao 2-0, depois de Arthur Gomes marcar o canto, levando a bola para o centro da área, onde surgiu Pedro Gonçalves a rematar mas contra um adversário mas recuperando a bola e voltar a insistir, levando a bola ao segundo poste, sem qualquer hipótese de defesa.

A partir daqui, notou-se uma quebra física e mental dos dinamarqueses, tendo o Sporting aproveitado para (77’) para fazer o 3-0, de novo por Pedro Gonçalves, que rematou forte, a bola desviou na perna de um defesa (Olssen), e que traiu o guarda-redes.

Com o jogo a desenrolar-se em toda relativamente morna, porque o Sporting liderava sem problemas, o defesa Gartenmann tentou passar ao seu guarda-redes mas, como estava de costas, não viu que ele se tinha colocado noutra posição para ajudar a aliviar a bola, acabando a bola por entrar directamente na baliza, num autogolo que fez o 4-0 final.

Na estatística, os leões fizeram 14-5 remates, dos quais 7-2 para a baliza, com uma posse de bola global de 63/37%.

Resta agora esperar pelo sorteio para se saber quem sai a quem.

Por seu lado, o Sporting de Braga, depois da derrota (0-4) no jogo da primeira mão, ainda tentou surpreender o Fiorentina – chegando a estar a vencer por 2-0 (golos de Castro e Djaló) – mas os italianos deram a volta a partir do 37º minuto, quando Mandragora reduziu para 1-2, seguindo-se Saponara (58’) e Arthur Cabral (83’) para colocar o resultado final em 3-2, num agregado de 7-2.

Com esta vitória, o Fiorentina seguiu para a fase seguinte da Liga Conferência.

 

 

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.