Quarta-feira 24 de Abril de 2024

Seca em debate em reunião no IPMA

secaDecorreuna sede do Instituto Português do Mar e da Atmosfera -IPMA , uma reunião sobre a previsão meteorológica para os próximos meses, assim como o seu impacto na evolução da situação de seca e perigo de incêndio em Portugal continental.

A reunião contou com a presença de membros do Governo e de dirigentes relacionados com o tema, nomeadamente, o Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, o Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, a Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes; os membros do Conselho Diretivo do IPMA; o Presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), Duarte Costa e o Presidente do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Nuno Banza, entre outros.

A apresentação dos cenários climáticos e previsões meteorológicas estiveram a cargo dos responsáveis das áreas técnicas de previsão meteorológica, Nuno Lopes, e de acompanhamento do clima e da seca, Ricardo Deus.

No encontro o IPMA deu a conhecer as previsões e projeções meteorológicas e climatológicas para o período do Verão de 2023 às três áreas governativas.

Esta informação é determinante no apoio à decisão em matéria de gestão de recursos hídricos e abastecimento de água à população, ao setor económico, bem como nas atividades da proteção civil, incluindo na prevenção e resposta a incêndios.

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.