Segunda-feira 06 de Maio de 2024

França, Noruega e Áustria no caminho de Portugal para o europeu de futebol feminino

FPF-LigaNaçõesFeminina-02-05-2023Portugal ficou a conhecer, esta terça-feira, os três adversários que enfrentará na fase de grupos da Liga A da 1ª edição da Liga das Nações Feminina.

França, Noruega e Áustria estão no caminho da Equipa das Quinas, com a qualificação a disputar-se entre 20 de setembro e 5 de Dezembro deste ano.

As seleções de cada grupo defrontam-se entre si em duas voltas, em casa e fora. Apenas o vencedor de cada grupo da Liga A avançará para a Final Four, que prevê a realização de quatro jogos: duas meias-finais, jogo de atribuição dos terceiro e quarto lugares, e final. Essa fase decisiva decorrerá entre 21 e 28 de fevereiro de 2024.

Esta nova competição, recorde-se, terá influência no acesso aos Campeonatos da Europa e do Mundo, bem como no apuramento para os Jogos Olímpicos, com os finalistas da Liga A a qualificarem-se automaticamente para Paris’2024. Se um dos finalistas for a França, segue para os Jogos Olímpicos o melhor semifinalista.

A composição de todos os grupos da Liga da Liga A é a seguinte:

Grupo 1: Inglaterra, Países Baixos, Bélgica e Escócia

Grupo 2: França, Noruega, Áustria e PORTUGAL

Grupo 3: Alemanha, Dinamarca, Islândia e País de Gales

Grupo 4: Suécia, Espanha, Itália e Suíça

Conhecido o sorteio, o seleccionador nacional, Francisco Neto, referiu ao site da FPF que “estamos muito orgulhosos por participar nesta competição e por estarmos na Liga A. Trabalhamos há muito tempo para que isto aconteça, no que é reflexo do bom trabalho que se tem feito em Portugal a todos os níveis, nos clubes, a nível da Federação e nas associações de futebol. Agora é aproveitar, competir com os melhores para crescermos mais. Calhou-nos um grupo muito equilibrado e aberto, onde vamos, acima de tudo, procurar ser competitivos e pontuar, primeiro com o objetivo da manutenção, depois para acumularmos pontos que nos permitam chegar ao final da competição a depender só de nós tendo em vista o que poderá ser o desenrolar do ano seguinte”.

Acrescentou ainda o técnico nacional que “a sorte ditou-nos estes adversários. Todos os adversários seriam difíceis. Sabíamos que as equipas do pote 1 e do 2 eram de uma dimensão muito grande, equipas com historial, campeãs da Europa, que lutam por títulos. As do pote 3 e 4 são mais equilibradas, são equipas que defrontámos mais vezes e contra quem tivemos melhores resultados. Temos de nos focar apenas em nós, em sermos competitivos. Sabemos que vamos sentir dificuldades nos seis jogos que vamos disputar na fase de grupos, mas também sabemos que esse é o caminho para podermos crescer. Esta é uma nova competição com interferência no futuro da equipa, no apuramento para o Europeu de 2025, por isso temos de ser competentes para conseguirmos ter um calendário mais favorável nesse apuramento”.

Nesta fase de grupos, o calendário dos jogos é o seguinte:

Jornada 1 e 2: entre 20 e 26 Setembro 2023

Jornada 3 e 4: entre 5 e 31 Outubro 2023

Jornada 5 e 6: entre 29 novembro e 5 Dezembro 2023

A Final Four disputar-se-á entre 21 e 28 de Fevereiro 2024 e os jogos de subida/despromoção jogam-se entre 21 e 28 de fevereiro 2024.

FPF-ProgramaSaudeMental-02-05-2023Programa de saúde mental para desportistas

O Instituto Português do Desporto e Juventude e Juventude e a Cruz Vermelha Portuguesa lançaram um programa de saúde mental destinado a praticantes e treinadores.

A iniciativa disponibiliza apoio psicológico técnico e diferenciado a atletas e treinadores de alto rendimento e seleções nacionais no ativo e no pós-carreira.

A ajuda profissional para superar dificuldades é muitas vezes uma necessidade que também é reclamada – e muito particularmente – por agentes desportivos.

A Cruz Vermelha, com uma rede de profissionais a nível nacional com cerca de 150 estruturas e 200 psicólogos em todo o país, pode fornecer apoio e capacitar o desenvolvimento de ferramentas com vista ao bem-estar.

A linha de atendimento funciona de segunda-feira a domingo, 24 horas por dia, através do número +351 916 755 135.

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.